Fenômeno de crescimento, bike tem maior festival da América Latina

Com 400 km de ciclovias e projeto para 1,7 mil km até 2030, capital paulista recebe o Shimano Fest, com shows, competições, exposições de produtos e muito pedal de 22 a 25 de setembro, no Jockey Club / Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

São Paulo - Em uma década, o volume de deslocamentos utilizando a bicicleta como meio de transporte dobrou no Brasil. Em 2004, 1.3 bilhão de viagens foram feitas na base do pedal em todo o país.
 
Em 2014, esse número saltou para 2,6 bilhões. Esses dados fazem parte do Sistema de Informações de Mobilidade Urbana, documento anual produzido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e comprovam a crescente força do segmento entre os brasileiros.
 
Principal capital de negócios da América Latina, São Paulo é o emblema desse movimento sobre duas rodas. Atualmente, a cidade conta com 400km destinados aos ciclistas, mas até 2030, o plano é somar mais 1,3 mil km de ciclovias. A extensão da malha cicloviária tem como objetivo fazer a ligação de vias mais afastadas com o centro da capital, com 1,7mil km exclusivos para o deslocamento de bikes. 
 
No âmbito nacional, o segmento de bicicletas também mostra sua força. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), a frota nacional supera a casa dos 70 milhões de bikes. Por ano, o País produz 3,5 milhões de unidades (excluindo brinquedos), sendo o quarto maior produtor, atrás da China, Índia e Taiwan.
 
Nesse contexto, o Shimano Fest ganha ainda mais força. O maior festival de bike da América Latina será de 22 a 25 de setembro, no Jockey Club de São Paulo e reunirá em um só local passeios, competições, shows de rock, apresentação de Taiko, música tradicional japonesa, exposição e testes de produtos, brindes e uma vivência integral do universo que envolve o pedal. Destinado a todas as idades e com entrada gratuita.
 
Ano passado, em sua sexta edição,o Shimano Fest recebeu 15 mil pessoas em dois dias, com a presença de 48 expositores e 80 marcas. Em 2016 o evento cresceu. São 100 marcas confirmadas e 25 mil visitantes esperados para quatro dias de atividades. Os dois primeiros dias (22 e 23) com foco nos lojistas e profissionais do setor, convidados pelas empresas participantes, e o sábado e domingo (24 e 25) abertos ao público em geral. 
 
A abertura, na quinta-feira (22), coincidirá com a comemoração do "Dia Mundial sem Carro" e até sexta-feira (23) estão programadas palestras sobre empreendedorismo, feitas pelo Sebrae, "Como ativar seu e-commerce", além temas técnicos que serão desenvolvidos pelas principais empresas expositoras, como Caloi, LM Bike, Isapa, Intac, entre outras. Estão programados também test-ride com algumas das marcas mais relevantes do mercado. 
 
Novidades do mercado - O público que comparecer ao Shimano Fest, bem como os lojistas e profissionais do setor, irá encontrar os principais lançamentos de 2017. As principais empresas do setor, como Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Audax, Fuji, Groove, GTS, Hupi, Oggi, Santa Cruz, Sense, Soul entre outras, estarão apresentando seus principais modelos de bicicletas urbanas, speed, elétricas e mountain bikes, além de acessórios, componentes e todos os tipos de vestuário.
 
Atrações para toda a família - No final de semana as atrações serão ainda mais variadas. A arena Bike Show, por exemplo, promete animar o público. Serão três shows de rock, um no sábado, 24 (15h - Banda "Nem Liminha ouviu") e dois no domingo, 25 (15h - "Kid Vinil e banda Magazine" e Caio Durazzo "One Man Band"), mesmo dia em que o show de Taiko do Grupo Kiendaiko, música tradicional japonesa, dará aos presentes uma amostra da cultura oriental.
 
Seis pilares compõem o Shimano Fest em 2016: Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition, Bike Mobility e Área Expo. O Bike Show também terá espaço gastronômico, com food-trucks, e o Espaço Mulher. O Bike Kids trará as tradicionais atrações para a criançada, como Tira Rodinha, mini-bikes e a Escolinha Bike de Educação para o Trânsito, entre outros. O Bike Radical contará com apresentações de bike trial, BMX dirt jump e freestyle flatland. Destinado às atividades, discussões e ações sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade, o Bike Mobility terá palestras e debates sobre mobilidade e sustentabilidade e três exposições de cicloturismo.
 
O Bike Competition terá quatro provas, de ciclismo de estrada, mountain bike válida pelo ranking UCI (União Ciclística Internacional), cyclocross e desafio entre mecânicos. A principal novidade na sétima edição do evento ficará por conta da prova de ciclismo no formato Criterium por Pontos, no domingo (25), distribuindo uma premiação de cerca de 7 mil reais entre homens e mulheres nas disputas profissionais. A primeira largada do dia será a da categoria open fixa, às 7h. No sábado (24) será o dia das competições com os lojistas, expositores e mídia (cinco voltas), entre 11h e 12h30, e do cyclocross, e das tomadas de tempo do MTB Short Track para as finais de domingo.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook