Copa Rio de Janeiro de Ciclismo abre calendário de 2016

Largada 2015 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Um dos mais tradicionais cartões postais do Rio de Janeiro será o cenário de abertura do calendário ciclístico de 2016. No dia 13 de março, (domingo) a Enseada de Botafogo vai receber a primeira das cinco etapas da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, que chega a sua sexta edição de sucesso, com número recorde de participantes e com o lançamento da campanha de conscientização e educação no trânsito.
 
A Copa Rio de Janeiro de Ciclismo é uma competição inclusiva que contará com 24 categorias divididas entre elite, profissionais, amadores, paradesportivos/handbike. A prova terá três baterias de largadas, sendo 15 o maior número de voltas ( 65,7km), realizada pela categoria elite. A primeira largada será às 7h e serão distribuídos ao todo 10 mil reais em premiação.
 
Entre os principais destaques desta prova, está Rafael Andriato, que depois de oito temporadas na Itália está de volta ao Brasil, na equipe Memorial-Santos/Fupes, em busca da vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
“Foram vários motivos que me fizeram voltar. A saudade de casa, da família, mas principalmente a tão sonhada vaga olímpica. Fiquei bem perto da convocação nas duas últimas olimpíadas e acredito que com o trabalho que a Memorial faz, a chance é muito boa”,  disse Andriato, animado com a competição.
 
“O Rio de Janeiro sempre me trouxe coisas boas e nada melhor do que a Copa Rio de Janeiro para eu fazer minha reestreia no Brasil. É o palco da Olimpíadas e além disso servirá como preparação para a volta de Porto Alegre, importantíssima na corrida olímpica”, encerrou.
 
Outra grande novidade da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo 2016 é que todos os atletas irão pedalar em prol da campanha de conscientização e educação no trânsito. Todos receberão um kit com camiseta, boné e mochila com a frase: “Você não precisa pedalar para nos respeitar” ( foto em anexo).
 
“Toda comunidade ciclística ficou consternada com a recente tragédia que vitimou o ultraciclista e nosso grande amigo Claudio Carindo, precisamos dar um basta! O objetivo principal desta campanha é educar os motoristas para que seja dado um basta neste número absurdo de mortes. Temos que de, alguma forma, sensibilizar e conscientizar a população a fim de mudar o comportamento, formar hábitos e criar a cultura do uso da bicicleta como veículo de transporte, regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro. É inadmissível que percamos mais e mais pessoas para a violência no trânsito”, lamentou Maria Luisa Jucá, presidente do Instituto Faça e realizadora da competição.  
 
Sobre a competição - A Copa Rio de Janeiro de Ciclismo 2016 é uma competição de circuito e os atletas darão um número de voltas de acordo com a sua categoria, sendo a maior, de 15 voltas (65,7km), da Elite masculina. Os atletas serão divididos em três baterias de largada, sendo a primeira, às 7h, a segunda às 7h50m e a última às 9h20m. A retirada do kit com o chip acontece uma hora antes. As inscrições estão abertas até o dia 09 de março.
 
A primeira etapa da Copa Rio de Janeiro é uma prova classe 4 no ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo. A inscrição é feita por meio do site Papaleguas.-  www.papaleguas.org
Calendário das próximas etapas:
2ª etapa – 17 de abril
3ª etapa – 19 de junho
4ª etapa – 03 de julho
5ª etapa – 25 de setembro
 
Galeria de Campeões:
2015 – Verinaldo Pereira/Equipe de Ciclismo de Taubaté
2014- Tiago Fiorilli/ Equipe de Ciclismo de Taubaté
2013-Adelio Paulo da Silva/FW Engenharia
2012-Fabiele dos Santos Mota/FW Engenharia
2011-David Leite da Silva/FW Engenharia
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook