Caio Godoy coloca seleção brasileira em destaque na etapa de San Luis

Endrigo Pereira recebendo apoio / Foto: Maximiliano Blanco/CBC

Argentina - A nova geração do ciclismo de estrada brasileiro mostrou nesta terça-feira (19) que realmente tem um grande potencial. Caio Godoy, de apenas 20 anos, colocou o Brasil em destaque na segunda etapa do Tour de San Luis, entre San Luis e Villa Mercedes. O trajeto de 181,9 km é o percurso mais longo da competição. 
 
O jovem protagonizou uma longa fuga, junto com outros cinco atletas, logo no início da etapa e chegou a abrir uma diferença de mais de 7 minutos sobre o pelotão principal. Foram cerca de 170 quilômetros pedalando escapados, sem ameaça. Faltando cerca de 15 quilômetros para a linha de chagada, Caio decidiu atacar novamente, seguiu sozinho por alguns metros, mas foi alcançado pelo argentino Ariel Sivori e pelo japonês Genki Yamamoto.
 
“A intenção era ficar bem posicionado para saltar em fugas e buscar uma boa visibilidade para nosso país e patrocinador. Mesmo com o calor e o vento forte, que foram os principais adversários da etapa, acabei arriscando uma fuga ainda no início com outros cinco ciclistas e abrimos grande vantagem. Eu estava sempre me sentindo muito bem e decidi atacar faltando 15 quilômetros para a chegada. Dois atletas seguiram comigo e continuamos forçando o ritmo, mas fomos alcançados restando uns 800 metros para o final. Estou feliz com o desempenho, mesmo sabendo que faltou pouco para disputar a vitória da etapa. Agradeço a CBC pelo trabalho que vem realizando e a oportunidade de estar fazendo parte da seleção em uma competição tão importante”, declarou Caio Godoy.
 
Nos últimos 5 quilômetros, as grandes equipes do World Tour fizeram valer a experiência e colocaram seus velocistas para capturar os atletas escapados, que só foram alcançados dentro do quilômetro final. Com isso, a vitória da etapa ficou com o colombiano Fernando Gavira, da Etixx Quick Step, que terminou o percurso em 4h23min54. A prata foi para o eslovaco atual campeão do mundo Peter Sagan (Tinkoff) e o bronze para o italiano Elia Viviani (seleção italiana). Com a vitória na etapa, Gaviria se tornou o novo líder da classificação geral.
 
Caio encerrou a prova à menos de um minuto do campeão, na 107ª posição na classificação geral. O resultado foi muito comemorado, uma vez que o atleta foi o ciclista mais ativo da corrida e mostrou uma boa resistência, o que demonstra que o trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira de Ciclismo com o Projeto Intercâmbio, que tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, está bem encaminhado. O atleta integra o projeto e mora no Centro Mundial de Ciclismo, em Aigle, na Suíça, onde recebe toda a infraestrutura necessária, incluindo uma equipe multidisciplinar selecionada pela União Ciclística Internacional. 
 
Também integraram a seleção brasileira no evento os ciclistas Rodrigo Quirino, 109º colocado, Endrigo Rosa, que ficou na 124ª posição, André Gohr, que finalizou em 137º lugar, Antonio Garnero, 149ª colocação e Lucas Mota, 152º colocado. Após duas etapas, Caio ocupa a 11ª colocação geral na classificação Sub-23.
 
A próxima etapa do Tour de San Luis, marcado para esta quarta-feira (20), será o trajeto de Potrero de los Funes a La Punta, a primeira etapa com subida, com 131 quilômetros. 
 
 
Confira a programação do Tour de San Luis:
 
1ª etapa (18/01) / El Durazno - El Durazno (CRI) / 21km
 
2ª etapa (19/01) / San Luis - Villa Mercedes / 181,9 km
 
3ª etapa (20/01) / Potrero de los Funes - La Punta / 131km
 
4ª etapa (21/01) / San Luis - Cerro del Amago / 140km
 
5ª etapa (22/01) / Renca - Juana Koslay / 168,7km
 
6ª etapa (23/01) / La Toma - Filo Sierras Comechingones / 159,5km
 
7ª etapa (24/01) / San Luis - San Luis / 119,6km 
 

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook