Atletas de São José dos Campos vencem na Eli da 19ª Volta Ciclística

Murilo Ferraz Affonso e Cristiane da Silva, ambos da Funvic Soul Cycles/Carrefour, foram os melhores na tradicional competição / Foto: Caio Storti/FPCiclismo

São Paulo - Os ciclistas de São José dos Campos sobraram mais uma vez na Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD - Gilson Alvaristo. Na 19ª edição da disputa, realizada na manhã deste domingo (11), Murilo Ferraz Affonso e Cristiane da Silva, ambos da Funvic Soul Cycles/Carrefour, de São José dos Campos, foram os campeões da categoria Elite.
 
Murilo completou os 113 km, largando de Paranapiacaba e passando por todos os sete municípios do Grande ABCD, com chegada na arena montada em Diadema, com o tempo de 2h27min53seg. Seu companheiro de equipe, o argentino Francisco Chamorro, campeão em 2006, foi o segundo colocado, 2h27min55seg,com Gideoni Monteiro, da Memorial/Santos/Fupes, em terceiro, 2h27min56seg.
 
No feminino, Cristiane completou as 17 voltas no circuito de 2,5 km montado na Avenida Ulisses Guimarães, em Diadema, com o tempo de 1h09min15seg. A segunda colocação foi de Silvia Augusta da Silvia, da Memorial/Santos/Fupes, enquanto Thayná Araújo de Lima, atleta sub-23 da Memorial, ficou com o terceiro lugar. As duas categorias valeram pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo.
 
Emoção do início ao fim marcaram a 19ª Volta Ciclística do Grande ABCD, que este ano homenageou Gilson Alvaristo, ex-diretor da Federação Paulista de Ciclismo, falecido no começo do ano. Na disputa da Elite masculino, que largou cedo de Paranapiacaba, distrito de Santo André para percorrer todas as cidades da região, Murilo apostou em uma estratégia que surpreendeu a todos, especialmente os adversários. A partir da metade da prova, ele escapou do pelotão, abrindo boa vantagem. 
 
Ao chegar no circuito em Diadema, onde estavam programadas mais 15 voltas, o ciclista paranaense soube administrar a diferença de quase dois minutos. Apesar da forte pressão do pelotão nas voltas finais, ele conseguiu se manter na frente e vencer, pela primeira vez, a prova, após liderar por quase 60 km. 
 
"Foi uma prova dura, mas apostei na fuga e consegui vencer. Minha equipe fez um trabalho especial para controlar o pelotão e divido essa conquista com todos", declarou o ciclistas de 25 anos e que defende a equipe do Vale do Paraíba pela segunda temporada. Quarto colocado na prova de Contrarrelógio do Pan de Toronto e campeão da Volta de Porto Alegre deste ano, Murilo colocou seu nome da lista de campeões.
 
Feminino - Cristiane da Silva, de 34 anos, também venceu pela primeira vez a Volta do Grande ABDC. Ela, entretanto, teve de esperar a última das 15 voltas para assegurar o título inédito, já que durante as sete últimas se alternou na liderança com Silva da Silva, de Santos. O bom desempenho no sprint foi fundamental para a atleta de Americana (SP) conseguir seu segundo título na temporada - antes venceu o Granfondo, em Ubatuba (SP).
 
"Foi uma prova bem difícil, pois estamos em fase final de preparação para os Jogos Abertos do Interior, que começam na semana que vem, em São Bernardo do Campo (SP). Além disso, as adversárias não facilitaram. Mas acabou dando tudo certo e posso comemorar mais um título no ano", destacou a ciclista, que foi terceira no Brasileiro de Contrarrelógio e quarta no Brasileiro de Resistência.
 
Resultados da 19ª Volta Ciclística Internacional do ABCD
 
Elite Masculino - 113, km
 
1) Murilo Ferraz Affonso (Funvic Soul Cycling Team/ Carrefour), 2:27:53.340
2) Francisco Chamorro (Funvic Soul Cycling Team/ Carrefour), 2:27:55.776
3) Gideoni Monteiro (Memorial/Santos/Fupes), 2:27:56.495
4) Roberto Pinheiro da Silva (Funvic Soul Cycling Team/ Carrefour), 2:27:56.847
5) Armando Reis da Costa Camargo Filho (Memorial/Santos/Fupes), 2:27:56.884
 
Elite Feminino - 17 Voltas - 42,5 km - 1h09min15seg
 
1) Cristiane Pereira da Silva (Funvic Soul Cycling Team/ Carrefour),
2) Silvia Cristina da Silva (Memorial / Santos/Fupes)
3) Thayná Araújo de Lima (MU Sub 23/Santos)
4) Camila Ferreira (Memorial/Santos/Fupes)
5) Wellyda Regisleyne dos Santos Rodrigues (Memorial / Santos/Fupes)
 
Campeões
 
1998 - Daniel Rogelin (BRA)/Carla Camargo Gardenal (BRA)
1999 - Ryan Gray (EUA)/Janildes Fernandes (BRA)
2000 - José Reginaldo Cardoso (BRA)/Janildes Fernandes (BRA)
2001 - Márcio May (BRA)/Maria Lucilene Alves (BRA)
2002 - Hernandes Quadri Júnior (BRA)/Uênia Fernandes de Souza (BRA)
2003 - Jean Carlo Coloca (BRA)/Uênia Fernandes de Souza (BRA)
2004 - Renato Ruiz (BRA)/Maria Luzia Bello (BRA
2005 - Jean Carlo Coloca (BRA)/Luciene Ferreira Silva (BRA)
2006 - Francisco Ramon Chamorro (ARG)/Débora Gerhard (BRA)
2007 - Kléber Ramos (BRA)/ Kristien La Sasso (EUA)
2008 - Francisco Chamorro (ARG)/
2009 - Breno Sidoti (BRA)/ Luciene Ferreira da Silva (BRA)
2010 - Edgardo Simon (ARG)/ Fernanda Souza (BRA)
2011 - Héctor Figueras (URU)/Sumaia Ali dos Santos Ribeiro (BRA)
2012 - Daniel Rogelin (BRA)/Luciene Ferreira da Silva (BRA)
2013 - Pedro Nicácio (BRA)/Luciene Ferreira (BRA)
2014 - Roberto Pinheiro da Silva (BRA)/ Valquíria Bento Pardial
2015 - Alex Diniz (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)
2016 - Murilo Affonso (BRA)/Cristiane Pereira da Silva (BRA)
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook