Argentino vence segunda etapa da Volta Ciclística Internacional

Chegada  / Foto: Luis Claudio/CBC

Rio Grande do Sul - A 3ª Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul continua mostrando porque é uma das competições mais disputadas do ciclismo de estrada do Brasil e do continente. Nesta quinta-feira (7), a segunda etapa começou com um ritmo mais controlado pelas principais equipes e poucas tentativas de fuga conseguiram sucesso.
 
A definição veio mesmo nos quilômetros finais com o argentino Daniel Omar (Team Vivo) imprimindo um ritmo forte no sprint final fim e conseguindo o título da etapa, cruzando a linha de chegada em 3h45min18s. O sérvio Ivan Stevic (Start Vaxes) foi o segundo colocado, seguido pelo equatoriano Bayron Guama (Team Equador).  O melhor brasileiro da etapa foi Rafael Andriato, que fechou o percurso em com o mesmo tempo do campeão, na quarta colocação na classificação geral.
 
Aproximadamente 100 ciclistas de 18 equipes aproveitaram a velocidade do percurso de 161 km com largada e chegada na cidade de São Francisco de Paula para mostrar seu talento. A fuga do dia começou no km25 com Lauro Chaman (Memorial Santos/Fupes) e Gilberto Goes (AVAI Florianópolis) que escaparam e abriram uma boa vantagem para o pelotão nos quilômetros seguintes. A dupla manteve uma disputa apertada, com Chaman vencendo a primeira meta volante e Goes ganhando a segunda. Na primeira hora de prova percorrida, a média de velocidade dos ciclistas era de 48km/h. 
 
Com o desenrolar da etapa, Lauro não conseguiu manter o forte ritmo e acabou retornando para o pelotão. Maurício Morandi então encostou em Goes e formaram uma nova fuga no km95, mas o pelotão acabou se compactando 20 quilômetros depois. Antonio Xavier e Rodrigo Nascimento ainda arriscaram uma escapada no km 126 mas não tiveram sucesso e a decisão foi levada realmente para o Sprint. Foi ai que o argentino Daniel Omar surpreendeu, despontou para a vitória e na terceira etapa irá vestir a camiseta verde de classificação por pontos. A camiseta branca com bolinhas vermelhas do líder de montanha permanece com Alan Maniezzo (San Francisco Saúde/Ribeirão Preto).
 
"Gostaria de agradecer a todos pela recepção. Estou muito contente por ter vencido em uma etapa com os últimos quilômetros tão complicados e com presença de adversários de alto nível. O meu pensamento é tentar buscar mais vitórias nas próximas etapas e representar a minha equipe da melhor maneira", comemorou o argentino. 
 
Brasileiros seguem na briga - Mesmo com o pódio formado por estrangeiros, os brasileiros mantiveram um bom desempenho e conquistaram posições importantes para o país na competição. Murilo Affonso terminou a prova na 13ª colocação mas segue como líder provisório da competição, com 7h24min25s acumulados nos dois dias de prova. Rafael Andriato foi o melhor brasileiro classificado na etapa, com a quarta colocação geral, e um dos destaques da equipe Memorial-Santos/Fupes, que vêm se destacando por ser uma das mais agressivas da competição. 
 
"hoje foi uma etapa bastante técnica nos últimos quilômetros. Os ciclistas estavam bastante tensos para brigar pelas primeiras colocações e isso acabou deixando o sprint um pouco perigoso. Eu tentei me posicionar entre os dez primeiros para evitar qualquer acidente, mas os estrangeiros estavam bastante fortes no final e acabei conquistando a quarta colocação, terminando com o melhor resultado do Brasil na etapa. A minha equipe também está de parabéns, mais uma vez sempre estivemos presentes nas fugas e agora é continuar trabalhando forte para representar a equipe da melhor maneira", contou Rafael. 
 
Nesta sexta-feira (8) o desafio dos ciclistas será pedalar 156,7 quilômetros, saindo de São Francisco de Paula, passando por Campo Bom e retornando para São Francisco. A disputa promete ser mais intensa no final do trajeto uma vez que os últimos quilômetros serão com bastante subida. 
 
Resultados completos da 2ª etapa: http://goo.gl/XpAcST
 
 
Programação:
 
1ª etapa - Quarta-feira (06/04)
Novo Hamburgo / São Francisco de Paula - 150km
 
2ª etapa - Quinta-feira (07/04)
São Francisco de Paula / Cambará do Sul / São Francisco de Paula - 161km
 
3ª etapa - Sexta-feira (08/04)
São Francisco de Paula / Campo Bom / São Francisco de Paula - 156km
 
4ª etapa - Sábado (09/04)
São Francisco de Paula / Farroupilha - 174km
 
5ª etapa - Domingo (10/04)
Farroupilha / Caxias do Sul / Portão / Farroupilha - 156km
 
Campeões de edições anteriores:
 
2015
 
Individual – Byron Guama (Equador)
Equipes - Team Ringeriks/Kraft
 
2014
 
Individual - José Luis Rodrigues (Chile)
Equipes - Funvic/BrasilInvest (Brasil)
 
Maiores informações: www.cbc.esp.br
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook