Rio de Janeiro pode entrar no circuito da Diamond League | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Rio de Janeiro pode entrar no circuito da Diamond League

Petr Stastny, residente da Diamond League / Foto: Wagner Carmo / INOVAFOTO / CBAt

Rio de Janeiro - Dois novos Meetings internacionais poderão integrar em 2015 a "Diamond League", principal circuito do Atletismo mundial. Atualmente, 14 cidades organizam etapas do circuito e em novembro o Conselho da liga analisará as propostas de quatro cidades, que pretendem entrar neste seleto grupo: Pequim (China), Rabat (Marrocos), Ostrava (República Tcheca) e Rio de Janeiro (Brasil).
 
Petr Stastny, presidente da Diamond League, está em Belém para acompanhar o 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo. O torneio, que integra o IAAF World Challenge, será disputado na manhã deste domingo, no Estádio Olímpico do Pará, com a participação de atletas de primeira linha. Caso do jamaicano Asafa Powell, ex-recordista mundial dos 100 m e ouro olímpico no 4x100 m em Pequim-2008.
 
"Vou fazer um relatório sobre as candidaturas", disse Petr Stastny. "Pode até ser que não entre outro Meeting, mas a possibilidade existe. O Conselho da liga vai deliberar a respeito em sua próxima reunião, em novembro, em Mônaco", prosseguiu.
 
Petr, um executivo tcheco que fala português, disse que acompanhou o clima que antecedeu a realização da Copa do Mundo de Futebol. Para ele, é histórico um certo pessimismo: "Foi assim com a Copa de 2010 na África do Sul e também no Brasil. No fim, tudo aconteceu", afirmou.
 
"Com a Olimpíada, agora, é a mesma coisa. É difícil que não haja uma falha ou outra, o importante é que se chegue o mais próximo do ideal", disse. Quanto as chances de o Brasil ser contemplado com uma etapa do circuito, afirmou que são normais: "Acho difícil entrar uma nova cidade europeia, embora Ostrava faça já há tempos um Meeting de muito bom nível. Mas todas terão seus projetos analisados", concluiu.
 
O superintendente técnico da CBAt, Martinho Santos, disse que acompanhará Petr em uma visita ao Estádio Olímpico do Engenhão, no Rio de Janeiro. "Será importante a visita, já que o estádio será o palco do torneio de Atletismo dos Jogos de 2016", disse o dirigente.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook