Michael Johnson assessora projeto para o 4x400 m masculino | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Michael Johnson assessora projeto para o 4x400 m masculino

Michael Johnson e atletas brasileiros do 4x400 m em camping na pista da Urca, no Rio de Janeiro / Foto: Leonardo Ribas / CBAt

Rio de Janeiro - O Brasil tem boa história nos revezamentos em grandes competições. No 4x400 m masculino, por exemplo, o País foi finalista olímpico em Moscou-1980, quando ficou em quinto lugar, e em Barcelona-1992, onde foi o quarto colocado. No Campeonato Mundial de Edmonton-2001, o time foi o quinto, e no Mundial de Moscou-2013, foi o sétimo, com Anderson Henriques, Hugo Balduíno, Pedro Burmann e Wagner Cardoso.

Na capital russa, no Mundial do ano passado, além do bom resultado do 4x400 m, Anderson Henriques foi a final dos 400 m, completando a prova em oitavo lugar. E na semifinal, fez a distância em 44.95. Assim, tornou-se o segundo brasileiro a correr a prova em menos de 45 segundos, atrás apenas do recordista sul-americano Sanderlei Parrela, que em Sevilha-1999 foi o segundo no campeonato Mundial com 44.29. O primeiro foi Michael Johnson, dos Estados Unidos, com 43.18. até hoje recorde mundial da prova.
 
Por identificar na prova uma possibilidade de desenvolvimento, a CBAt e o COB elaboraram um projeto e contrataram para fazer a assessoria técnica o Centro de Treinamento de Michael Johnson, também bicampeão olímpico dos 400 m e recordista mundial do 4x400 m, com 2:54.29.
 
Dando início aos trabalhos, Michael Johnson e especialistas de seu centro instalado na cidade norte-americana de Dallas, no Texas - entre eles Lance Simpson Walker -, passam esta semana no Rio de Janeiro, onde fazem testes de avaliação dos principais atletas brasileiros da prova na pista da Escola de Educação Física do Exército, no bairro carioca da Urca.
 
Johnson falou sobre o projeto: "Em 1996, os Estados Unidos organizaram a Olimpíada em Atlanta e para mim foi um grande momento competir em casa", disse o ex-atleta. "Assim, entendo perfeitamente o trabalho da CBAt, do COB e dos atletas brasileiros", prosseguiu. "Meu papel será principalmente o de ajudar treinadores e atletas a obter bons resultados e evitar lesões", concluiu.
 
O superintendente de alto rendimento da CBAt, Antonio Carlos Gomes, esteve no Rio acompanhando os trabalhos. E falou da importância da assessoria de Johnson: "Ele é uma referência mundial nos 400 m e no 4x400 m, uma das provas em que podemos crescer, pois temos bom grupo de atletas com bons resultados."
 
Ele lembrou que a CBAt chamou para o camping no Rio os sete primeiros colocados do Ranking Nacional de 2013 e os dois primeiros do Ranking de Juvenis. "Também é importante dizer que todos os atletas estão aqui com seus treinadores pessoais", falou - um desses treinadores é exatamente Sanderlei Parrela, um dos antigos rivais de Johnson. "E também trouxemos profissionais da nossa equipe multidisciplinar (fisiologista, fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista)", completou.
 
A assessoria de Johnson é mais que técnica, disse o gerente geral de esporte do COB, Jorge Bichara: "Na verdade, ele é uma verdadeira inspiração para os nossos atletas", afirmou. "No mês que vem a CBAt vai definir o grupo de atletas que ficará cerca de seis semanas no centro de alta performance de Michael Johnson em Dallas. Além dos treinamentos, eles vão disputar importantes competições de revezamento nos Estados Unidos", finalizou.
 
Atletas no Camping
 
Anderson Freitas Henriques (Procempa/Sogipa-RS)
Treinador: Leonardo Ribas
1º Ranking Brasileiro 2013: 44.95
 
Hugo Balduíno de Sousa (Orcampi/Unimed-SP)
Treinador: Evandro De Lazari
2º Ranking Brasileiro 2013: 45.31
 
Pedro Luiz Burmann de Oliveira (Procempa/Sogipa-RS)
Treinador: Leonardo Ribas
3º Ranking Brasileiro 2013: 45.62
 
Wagner Francisco Cardoso (BM&FBovespa-SP)
Treinador: Evandro De Lazari
4º Ranking Brasileiro 2013: 45.80
 
Jonathan Henrique Ferreira da Silva (BM&FBovespa-SP)
Treinador: Evandro De Lazari
5º Ranking Brasileiro 2013: 46.04
 
Dayon Alves de Oliveira (Brasil FC-SP) - venceu em 01/01/2014
Treinador: André Gimenez Zappia
6º Ranking Brasileiro 2013: 46.15
 
Hederson Alves Estefani (Brasil FC-SP)
Treinador: Sanderlei Claro Parrela
7º Ranking Brasileiro 2013: 46.37
 
Carlos Eduardo Pereira Grachet (Brasil Foods-RJ)
Treinador: Paulo Servo Costa
1º Ranking Brasileiro de Juvenis: 46.55
 
Alexander Russo (Orcampi/Unimed-SP)
Treinador: Evandro De Lazari
2º Ranking Brasileiro de Juvenis: 46.87

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook