Mateus Sá garante vaga na final do salto triplo do Mundial | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Mateus Sá garante vaga na final do salto triplo do Mundial

Mateus de Sá / Foto: Reprodução / Facebook

Rio de Janeiro - Mateus Daniel Adão de Sá precisou de apenas uma tentativa na qualificação desta sexta-feira 25 para garantir vaga na final do salto triplo do Campeonato Mundial de Juvenis de Atletismo, que está sendo disputado desde terça-feira no Estádio Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos. 
 
O brasileiro saltou 16,15 m (1.6), ultrapassando a marca de corte (15,90 m). Com o resultado, ele superou o recorde pessoal de 16,05 m (-0.2), obtido em 2013, e assumiu a liderança do Ranking Brasileiro da categoria em 2014. A final será disputada neste domingo 27, a partir das 19:15 de Brasília.
 
"Foi muito bom assegurar a vaga logo de cara e evitar desgaste. Estou bem e a competição vai começar mesmo no domingo", disse, sorrindo. "O importante é manter uma consistência nos saltos na final e acertar tecnicamente a prova", completou o paulista de Dracena.
 
"Ele saiu muito antes da tábua e caiu desequilibrado. Na final, tem de corrigir alguns detalhes para lutar por uma boa colocação", comentou a técnica Tania Moura, que orienta o atleta no Ibirapuera, em São Paulo.
 
Há três semanas, Mateus, de 18 anos, venceu uma competição juvenil em Mannhein, na Alemanha, com 16,42 m, mas a marca foi obtida com vento de 2.3 m/s, acima do permitido. 
 
Bruno Valério de Souza, que também estava inscrito na prova, não pôde competir em função de uma lesão muscular sofrida na quarta-feira durante a qualificação do salto em distância.
 
Thiago André - Depois de terminar em 4º lugar nos 1.500 m, Thiago André voltou nesta sexta ao Estádio Hayward Field para as eliminatórias dos 800 m. Obteve o 2º melhor tempo da qualificação geral, com 1:47.84 (foi superado apenas pelo queniano Joshua Masikonde, vencedor da 5ª série, com 1:47.84). As semifinais serão neste sábado, a partir das 19:25 de Brasília.
 
O corredor participou da prova por decisão própria. "O professor disse que o meu trabalho estava encerrado na competição após os 1.500 m, mas faço questão de correr. Consegui o índice e quantos atletas não queriam estar no meu lugar?", perguntou, referindo-se ao técnico Adauto Domingues. "Não tenho tanta expectativa nos 800 m, mas estou aqui para tentar fazer o melhor", completou o fluminense, convocado para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será disputado de 1 a 3 de agosto, no Ibirapuera.
 
Já Izabela Rodrigues da Silva, classificada para a final do lançamento do disco desta sexta-feira, a partir das 23:45 de Brasília, participou da qualificação do arremesso do peso apenas "por entrar". "Fiz uma tentativa e resolvi me poupar para a final", disse a atleta, que marcou 14,54 m.
 
Na qualificação do salto em altura, Ana Paula Caetano de Oliveira não conseguiu avançar. Ela obteve a marca de 1,79 m. "Estou muito triste. Sabia que tinha de melhorar minha marca, mas não consegui. Sinceramente não sei o que dizer", afirmou a paranaense, 5ª colocada no Mundial de Menores da Ucrânia.
 
Já Nubia Aparecida Soares disputa a final do salto triplo neste sábado, a partir das 19:30 de Brasília. Ela garantiu vaga entre as 12 melhores saltadoras do mundo na categoria até 19 anos na terceira e última tentativa a que teve direito na qualificação de quinta-feira. "Foi no choro", disse a atleta nascida em Lagoa da Prata (MG), que tem 13,68 (0.7) como recorde pessoal - 8ª marca do Ranking da IAAF de 2014.
 
Ela aproveitou esta sexta-feira para descansar e fazer fisioterapia por causa de um desconforto muscular na coxa. "Agora que cheguei à final, não tenho nada a perder. Vou me esforçar muito para conseguir uma boa colocação", comentou a atleta, 4ª colocada no Mundial de Menores de Donetsk, no ano passado, e campeã do GP Internacional CAIXA/SESI de Atletismo, disputado em maio, em Uberlândia (MG).
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook