Juliana Santos e Gilberto Lopes vencem a Copa Brasil de Cross Country | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Juliana Santos e Gilberto Lopes vencem a Copa Brasil de Cross Country

Juliana dos Santos: campeã adulta / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - Juliana Paula Gomes dos Santos (BM&FBovespa-SP) e Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro/Caixa-MG) venceram na manhã deste domingo (dia 21) as provas adultas de 10 km no feminino e no masculino da Copa Brasil Caixa de Cross Country, disputada num difícil circuito montado no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo (SP). 
 
A competição, a primeira nacional no calendário de 2016 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), teve percurso pesado por causa das fortes chuvas dos últimos dias, temperatura em torno dos 23 graus e tempo nublado.
 
Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Juliana ficou muito feliz com a vitória. "Foi o percurso mais difícil que vi na minha vida, com muita vala e lama. Procurei me poupar no início, conhecer o terreno para não pisar em falso e na última volta forcei o ritmo", lembrou a atleta, que completou a distância em 39:54. "É sempre bom vencer, ainda mais uma prova que não é a minha especialidade", completou a paulista.
 
O objetivo da corredora neste primeiro semestre é buscar o índice para a Olimpíada do Rio nos 5.000 m ou nos 3.000 m com obstáculos. O técnico Adauto Domingos até já agendou uma competição importante para Juliana em maio. "Ela vai tentar a marca os 5.000 m em Palo Alto, nos Estados Unidos, que tradicionalmente reúne atletas muito fortes de meio-fundo", comentou o treinador. "Vai ser uma excelente oportunidade", avaliou.
 
Se Juliana conquistou o primeiro título da carreira no cross country, Gilberto Silvestre Lopes assegurou o tricampeonato - a segunda vitória consecutiva. "A prova deste ano foi bem mais difícil do que a do ano passado, apesar de não estar tanto calor. Hoje tinha muito mais lama. O terreno estava mais escorregadio, o que dá insegurança pelo risco de lesão", disse o mineiro. "Estou treinando bem e a meta é disputar uma maratona em abril. Quero melhorar meu tempo para brigar por uma vaga na equipe brasileira nos Jogos do Rio", contou o atleta, que completou os 10 km em 33:24 - 41 segundos à frente de Leandro Prates Oliveira, segundo colocado, que foi medalha de ouro nos 1.500m no PAN de Guadalajara 2011, no México.
 
Gilberto tem a quinta marca entre os atletas pré-qualificados para a Olimpíada, com 2:16:39. A ideia inicial, segundo ele, é participar da Maratona de Hamburgo, na Alemanha. Caso não dê certo, seu agente partirá para outra competição. Apenas três atletas poderão representar o Brasil por prova no Atletismo nos Jogos.
 
Surpresa - A catarinense Fabiana de Matos (SESI-SP) nem acreditou quando cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na prova dos 4 km da categoria sub-18, com o tempo de 16:46. "Vim para competir como outra prova qualquer, sem expectativa de vencer", disse a atleta de 16 anos, nascida na cidade de Caçador. "Estava muito preocupada com a lama e os buracos e fiz um ritmo seguro e felizmente consegui ganhar", comemorou a atleta, que não tinha boas lembranças do cross country. "Participei de uma prova, em Timbó, em 2014, em que cheguei a desmaiar. Desta vez, tudo deu muito certo", completou Fabiana, que normalmente disputa provas de 1.500 e 3.000 m em pista.
 
Os campeões das provas masculinas e femininas nas categorias adultas, sub 20 e sub 18 serão convocados pela CBAt para representar o País no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, previsto para os dias 5 e 6 de março, na cidade de Caraballeda, em Vargas, na Venezuela. 
 
O Parque Ecológico do Tietê é uma extensa área de lazer e uma reserva ambiental, que tem entrada pela Rua Guira Acangatara, 70, no bairro de Engenheiro Goulart. 
 
A Copa Brasil Caixa termina na tarde deste domingo com a disputa de mais três provas:
 
2ª etapa - domingo - tarde
14:00 - 6 km - feminino - sub-20
14:50 - 6 km - masculino - sub-18
15:30 - 8 km - masculino - sub-20
 
Resultados individuais
 
10 km - feminino - adulto
1-Juliana Paula Gomes dos Santos (BM&FBovespa-SP) - 39:54
2-Erika Oliveira Lima Dolberth Machado (Pinheiros-SP) - 40:13
3-Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros-SP) - 41:15
 
10 km - masculino - adulto
1-Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro/CAIXA-MG) - 33:24
2-Leandro Prates Oliveira (Symap-SP) - 34:05
3-Gladson Alberto Barbosa (Pinheiros-SP) - 34:11
 
4 km - feminino - sub-18
1-Fabiana de Matos (SESI-SP) - 16:46
2-Raquel de Carvalho Xavier (CE3-DF) - 17:19
3-Jeovana Fernanda dos Santos (ABDA-SP) - 17:45
 
Classificação por equipes
 
10 km - feminino - adulto
1-ASA São Bernardo-CAIXA-SP - 41 pontos
2-Vasco da Gama-RJ - 43
3-Jundiaí Clube-SP - 59
 
10 km - masculino - adulto
1-Orcampi/Unimed-SP - 24 pontos
2-São Paulo FC/Kiatleta - 47
3-Barra do Garças-MT - 5
 
4 km - feminino - sub-18
1-CVC Mota-SP - 28 pontos
2-Vasco da Gama-RJ - 42
3-SESI-SP - 46
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook