Fernanda Borges faz melhor início de temporada de olho em Tóquio 2020

Fernanda Borges  / Foto: Eric Segaki Martins

EUA - A lançadora Fernanda Borges faz o melhor início de temporada de sua carreira e em competições nos Estados Unidos e chegou ao terceiro lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2019, com a marca de 63,96 m, feita no Torneio Internacional de Chula Vista, disputado em San Diego, no dia 11/4. Uma prova forte, que teve como vencedora a norte-americana Valarie Allman, com 67,15 m, recorde pessoal e primeiro lugar do Ranking Mundial. 
 
A gaúcha Fernanda já estava nesta terceira posição no Ranking com o resultados de 62,76 m, conseguido em 24 de março, quando venceu a primeira das quatro competições que já fez nos Estados Unidos, o San Diego State Aztec Track and Field Invitational, com índice para o Mundial de Doha, Catar. 
 
Em 30 de março, no 4 Titus and Ely Invitational, em Irvine, Fernanda venceu o lançamento do disco com 60,58 m, e na sexta-feira (12/4), no Triton Invitational, em San Diego, ficou em terceiro, com 61,02 m. Valarie Allman venceu novamente, com 64,44 m, seguida de Kelsey Card, com 61,25 m.
 
Fernanda e seu técnico João Paulo Alves da Cunha estão no Camping Internacional de Treinamento e Competição, que integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO), em Chula Vista, San Diego, Estados Unidos, desde o dia 20 de março. 
 
"Foi o melhor início de temporada para ela. Espero que possa evoluir. Na penúltima competição aqui lançou 63,96 m e manteve o terceiro lugar do mundo. Mesmo com a americana passando a ser líder do Ranking (Valarie Allman), a Fernanda também melhorou a marca dela do ano (em 20 centímetros) e ficou em terceiro. Teve uma sequência boa - quatro lançamentos acima de 63 metros, nunca havia feito essa média. Temos mais duas competições aqui e o GP no Brasil (dia 28 de abril). A expectativa é de que possa melhorar resultados", afirmou o técnico João Paulo. A melhor marca de Fernanda é 64,66 m, de setembro de 2018, obtida em Bragança Paulista.
 
O Triton Invitational, em La Jolla, Califórnia, prosseguiu neste sábado (13/4), quando Alan Wolski venceu o lançamento do martelo com 72,20 m. Joe Elis, de Michigan, foi segundo (70,59 m, e Erick Loomis, do St Northridge o terceiro (67,55 m). Alan já tinha índice para os Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru (a marca exigida é 68,00 m), com os 73,29 m feitos em Concepción del Uruguay, na Argentina. 
 
Gabriel Constantino venceu os 110 m com barreiras com a boa marca de 13:38 (1,5 m/s), terceira do mundo, e Juliana De Menis Campos ganhou o salto com vara com 4,37 m. O Camping Internacional de Treinamento e Competição integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO). As atividades do Camping Internacional no Centro Olímpico de Treinamento de Chula Vista, visam os Jogos de Tóquio 2020, mas também os Jogos Pan-Americanos de Lima e o Mundial de Atletismo de Doha, competições desta temporada. As despesas são custeadas com recursos do COB e do Programa Caixa de Campings Nacionais e Internacionais de Treinamento.
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook