Érica de Sena cumpre expectativa e alcança pódio duplo em competição na China
China - A marchadora Érica de Sena, B3 Atletismo, concluiu a temporada 2017 com sensação de dever cumprido. Em sua última competição do ano, subiu ao pódio nas duas disputas do Around Taihu International Race Walking, disputado na China. No domingo (24/9/2017), Érica foi medalha de bronze da prova individual. E, nesta quarta-feira (27/9/2017), a marchadora sagrou-se campeã da disputa por equipes.
A competição chinesa, realizada na cidade de Suzhou, teve um formato diferente - é destinada a divulgar a modalidade, que já é popular no país - com provas individuais e por equipes. O primeiro dia foi da disputa individual: Érica conquistou o bronze superando os 20 km de prova em 1h31min26.
Depois, Érica enfrentou uma verdadeira maratona: competiu nas três provas do torneio em equipe, com distâncias de 10 km, 10,5 km e mais 10 km. A brasileira fez parte da equipe em parceria com a colombiana Sandra Lorena Arenas (5ª colocada no Mundial de Londres) e a peruana Kimberly García (7ª colocada). Nos dois primeiros dias, ficou na segunda colocação. Na última etapa, nesta quarta, terminou no 7º lugar. "Hoje as pernas não ajudaram, porque eu já estava muito cansada. Mas o objetivo foi alcançado!", celebrou a pernambucana de 32 anos.
Érica agora descansa, antes de começar a preparação para a temporada de 2018, contabilizando excelentes resultados. Conquistou o inédito título do Circuito Mundial de Marcha Atlética da IAAF, resultado de um bom desempenho durante o ano - ela venceu as etapas de Monterrey (México) e de La Coruña (Espanha), além de ter sido vice-campeã em Ciudad Juárez (México). No Mundial de Londres, em agosto, alcançou a 4ª colocação com o recorde sul-americano da prova (1h26min59).
Um dos principais nomes da marcha atlética no país, Érica conheceu a marcha atlética na escola, após ter passado por todas as modalidades e não ter se adaptado a nenhuma. Em sua primeira competição como marchadora, foi a última colocada. Pensou em desistir, mas, graças à insistência da professora Elizabeth, que acreditava em seu talento, persistiu nos treinos e começou a se destacar. De volta à B3 Atletismo nesta temporada, Érica vive na cidade de Cuenca, no Equador, desde 2011 - é casada com Andrés Chocho, também marchador (ele é recordista sul-americano dos 50 km) e seu técnico.
Mais informações: www.B3.com.br/atletismo