Renzo busca pontos para o ranking mundial em Madrid

Renzo Agresta / Foto: Oswaldo F. / ContrapéRenzo Agresta / Foto: Oswaldo F. / Contrapé

Rio de Janeiro - O esgrimista Renzo Agresta, contemplado com a Bolsa Pódio do governo federal, volta a disputar pontos no ranking mundial no XXXIV Villa de Madrid, etapa da Copa do Mundo, que será disputada nesta sexta-feira (01.05) e no sábado (02.05)), na capital espanhola.
 
Para a classificação olímpica da esgrima, vale a pontuação no ranking, de abril de 2015 a abril de 2016. Renzo somou seus primeiros pontos com a medalha de bronze conquistada no Pan-Americano de Santiago, no Chile, no dia 20 de abril. Ele também comemorou a classificação da equipe brasileira de sabre para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho.
 
Após a disputa do Pan no Chile, Renzo Agresta retomou os treinamentos em Roma, na Itália, no início desta semana, apesar de um vulcão no Chile ter feito a viagem até a Europa durar quase dois dias. Renzo segue para Madri nesta quinta-feira (30.04). A sexta-feira será de qualificação, com 200 esgrimistas – os que avançarem para o quadro de 64 atletas fazem os jogos finais no sábado, reservado para as disputas individuais. No domingo (03.05 serão as disputas por equipes.
 
“O meu objetivo é tentar pontuar mais uma vez para o ranking olímpico. Acho que no Pan-Americano eu consegui uma boa pontuação”, avaliou Renzo, que ocupa o 23º posto no ranking mundial do sabre, com 69 pontos (no ranking olímpico, ele está em 18º, uma vez que se classificam apenas dois esgrimistas por país para os Jogos de 2016). “O Brasil tem vaga garantida, como país-sede. Se formos considerar os últimos Jogos, serão oito vagas. Mas vou tentar pelo ranking”, frisou o brasileiro, que já participou dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Pequim 2008 e Atenas 2004.
 
Depois da Espanha, Renzo retorna a São Paulo por alguns dias, para compromissos familiares. Entretanto, ele volta em seguida para Roma. O brasileiro treina no Clube Scherma, mesmo local de preparação da seleção italiana de esgrima. Na Europa estão as principais competições do calendário. O paulista também tem a orientação de Alkhas Lakerbai, no Brasil. Este ano, Renzo tem pela frente competições importantes e, além dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ele compete no Campeonato Mundial de Moscou, em julho.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook