Regras
Triathlon
A modalidade estreou no programa nos jogos de Sydney no ano 2000, após sofrer algumas modificações estabelecidas pela União Internacional de Triathlon (ITU), fundada em 1989. Tais modificações, aplicadas com o fim de tornar a modalidade mais atrativa ao público, alteraram consideravelmente a dinâmica da prova e afastaram-na dos princípios que guiaram o nascimento da modalidade, mas aproximaram o esporte de requisitos necessários para ingressar no âmbito dos esportes olímpicos.
Algumas das alterações mais importantes para que o triatlo se tornasse um esporte olímpico dizem respeito aos uniformes e a exposição de logo-marcas de patrocinadores nos uniformes dos atletas. Além disso, nos Jogos Olímpicos os países podem, de acordo com critérios de desempenho, enviar no máximo 03 (três) atletas tanto no masculino, quanto no feminino, que farão parte de uma mesma seleção de seus países.
Pode-se classificar as provas de triathlon de acordo com as distâncias percorridas e com os locais onde as provas são disputadas. As principais são as seguintes:
- Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida
- Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida
- Meio-Ironman ou Ironman 70.3: 1.9 Km (1.2 milhas) de natação / 90Km (56 milhas) de bicicleta / 21Km de corrida (13.1 milhas)
- Ironman: 3.8 km (2.4 milhas) de natação / 180 km (112 milhas) de bicicleta / 42 km (26.2 milhas) de corrida
Existe também uma variante de inverno deste desporto que tem lugar na neve e que geralmente consiste de esqui, ciclismo de montanha e corrida (nesta ordem).
Outras variantes populares são os chamados triathlons de aventura ou off road, que consistem de natação, ciclismo de montanha e corrida em trilha e o Triatlo Rápido, que consiste em provas mais curtas, totalizando menos de 20 minutos por bateria, em baterias subseqüentes com intervalos pré-determinados.