Flamenguista e Palmeirense lutam pelo troféu de campeão do Longines ETC

Stephan Barcha e Artemus de Almeida lutam pelo troféu de campeão do Longines ETC / Foto: Émerson EmerinStephan Barcha e Artemus de Almeida lutam pelo troféu de campeão do Longines ETC / Foto: Émerson Emerin

Rio de Janeiro - Neste mesmo sábado de decisão da Taça Libertadores, às 21 horas, no Rio de Janeiro, acontece a grande final do Campeonato  Extreme Teams’ Challenge de hipismo, que também vai ser decidida entre dois times com capitães que desejam levantar o inédito troféu de campeão do evento. 
 
Mais próximo do titulo por estar na equipe líder do campenato, a Artem, Artemus de Almeida, torcedor do Palmeiras, tem um grande rival pela frente: Stephan Barcha, flamenguista roxo, que comanda a equipe vice-líder, a Exitum, vencedora das três últimas etapas do campeonato. 
  
Da mesma forma que ocorre numa decisão entre importantes times do futebol mundial, como a deste sábado (23/11), às 17 horas, pelo título da Libertadores entre Flamengo e o River Plate, dois cavaleiros que já representaram o Brasil em Jogos Olímpicos podem levantar também  amanhã, a partir das 21 horas,  a taça de campeão do Longines XTC 2019, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.
 
As maiores possibilidades de representar o tradicional gesto do futebol num time de hipismo é de Artemus de Almeida, capitão da equipe Artem, que lidera o Ranking do LXTC, com 146 pontos acumulados nas seis primeiras etapas. Para levantar a taça, Artemus e seus companheiros Gabriel Gouveia e Bruno Pessanha necessitam apenas de um quinto lugar na grande final de amanhã, que será disputada por 8 das 13 equipes que começaram esta sétima e última etapa co certame.
 
Com o primeiro lugar das três provas classificatórias de ontem, a Artem leva ainda a vantagem de ser a última a entrar na pista na final de amanhã. Porém, a penúltima será justamente a da Exitum, que ocupa a vice-liderança da competição, com 14 pontos atrás. Para se tornar campeão, o time comandado pelo cavaleiro Stephan Barcha, mais Luís Pimenta Alves e Alberto Bento Sinimbu, terá que vencer e ainda torcer por um sexto lugar da Artem.
 
Parece muito difícil. Mas se levarmos em conta justamente o resultado da final da última etapa, realizada em fins de setembro, na Sociedade Hípica Paulista, onde a equipe Artem podia conquistar antecipadamente o título e tropeçou com um sexto lugar na vitória da própria Exitum, veremos que a missão dos comandados pelo experiente Stephan Barcha não é tão impossível como parece. Mesmo porque a equipe Exitum também vem de três vitórias consecutivas no Longines XTC.
 
Este primeiro campeonato de equipes formadas pela inédita mistura entre 10 participantes experientes e mais jovens (alguns deles de apenas 12 anos de idade) já é um sucesso. Foi criado e organizado, este ano, justamente por um dos mais bem sucedidos cavaleiros do país, Doda Miranda, que conquistou a primeira medalha olímpica brasileira no hipismo, em Atlanta, em 1996, além de ter ganho também a segunda medalha de bronze por equipe na Sidney 2000.
 
A prova decisiva do importante Ranking será realizada neste sábado, a parir das 21h00, e terá transmissão ao vivo pela Fox Sports.
 
Esta é a classificação atual do Ranking Longines XTC: 1º) Team Artem, 146 pontos; 2º) Team Exitum, 132; 3º) Team Opus, 119; 4º) Team Fortuna e Crystallini, 96; 6º) Team Aurum, 89; 7º) Team Vitae, 83;  8º) Team Imperium, 69; 9º) Team Opportuna, 60; 10º) Team Auxilium, 57; 11º) Team Passion, 53; 12º) Team Audacius, 47; e 13º) Team Equus, 45 pontos.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

{vimeo}152147861{/vimeo}

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook