História da Esgrima
Top 3 - Quadro de Medalhas
1 - Itália
48 40 33
2 - França
41 40 34
3 - Hungria
35 22 26
A modalidade
O esporte tem três categorias: espada, florete e sabre. Na espada, o atleta pode atingir o corpo inteiro de seu adversário com a ponta da arma. No florete, apenas o tronco e a parte frontal do pescoço podem ser atingidos. Já o sabre permite golpes acima da cintura, incluindo a cabeça do atleta, com qualquer parte da lâmina.
Um toque em qualquer área permitida do corpo do adversário equivale a um ponto. Quando o toque é feito, um sensor ligado ao equipamento do atleta que realizou o ataque acende suas luzes e emite um som, e assim o ponto é marcado. Todos os atletas devem usar máscara, calças compridas, jaqueta e luva na mão que segura a arma. A roupa é feita com um tecido resistente a perfurações.
As mulheres devem usar também um protetor de tronco feito de material rígido, como metal ou plástico.
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016 serão 10 eventos com medalha (cinco masculinos e cinco femininos), todos disputados em sistema de eliminação direta.
Você Sabia ?
- O italiano Nedo Nadi foi o único esgrimista a ganhar medalhas de ouro no Florete, Espada e Sabre nas Olimpíadas, na Antuérpia, em 1920
- Estima-se que existam 1,5 milhões de esgrimistas em todo o mundo
- O húngaro Aladar Gerevich foi o único atleta olímpico e vencer seis Olimpíadas consecutivas na esgrima, de 1932 a 1960
- A esgrima foi um dos esportes praticados pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Razões para assistir
1. Luta de espadas – A Esgrima é a única forma legal de ver uma batalha de espadas, como ocorriam antigamente.
2. Modalidade histórica – É uma das poucas modalidades que acompanham os Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em 1896.
3. Graça impiedosa – Poucos esportes requerem tanta concentração e certo balé como a Esgrima.