Copa Brasil de Marcha Atlética agita Bragança Paulista neste domingo | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Copa Brasil de Marcha Atlética agita Bragança Paulista neste domingo

O jovem arqueiro de 18 anos está em período de treinos e competições fora do Brasil em junho / Foto: Divulgação

São Paulo - A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética 2017 será disputada neste domingo (dia 5), a partir das 06 horas, na cidade de Bragança Paulista (SP), repleta de atrativos.
 
Desde os atletas que desfilarão pelo circuito de 1 km em busca de novos títulos e de vagas para competições internacionais, até pelas homenagens que serão prestadas aos atletas olímpicos, com a presença de Thiago Braz, medalha de ouro no salto com vara no Rio 2016.
 
Bragança vive um momento muito especial em relação ao Atletismo. Afinal, o município será sede do Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), da CBAt, e entra oficialmente em atividade neste mês. O Centro será o local de preparação da Seleção para os grandes eventos do Atletismo na temporada. O local também abrigará ações da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, programa da CBAt em convênio com o Ministério do Esporte.
 
Na competição, a grande atração é o brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF). Na Olimpíada, Caio foi top 10 nas duas provas que disputou, estabelecendo recordes nacionais em ambas: 4º colocado nos 20 km com 1:19:42, a 12 de agosto, e 9º nos 50 km, com 3:47:02, no dia 19, registrando as melhores campanhas da história brasileira na marcha atlética.
 
Na Copa Brasil Caixa, ele buscará a sexta vitória consecutiva nos 20 km, dando início a temporada 2017. O grande objetivo do ano é o Mundial de Londres, em agosto.
 
Nos 20 km femininos, a pernambucana Cisiane Dutra Lopes (AASD-PE) tentará a sétima vitória da carreira na competição. "O objetivo da Cisiane na temporada é disputar o Mundial de Londres. Nesta competição em Bragança, porém, a meta é a classificação para a Copa Pan-Americana", comentou Vanthauze Marques, técnico e marido de Cisiane. A Copa Pan-Americana está marcada para os dias 13 e 14 de maio próximo, em Lima, no Peru.
 
Além de Caio e Cisiane, outros três atletas que representaram o País nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 confirmaram participação: Moacir Zimmermann, Jonathan Riekmann e José Alessandro Bagio, que vão competir pela equipe catarinense da AABLU, de Blumenau, um dos centros da marcha atlética nacional.
 
Já nos 50 km, o potiguar Claudio Richardson Vitória Campelo dos Santos (AABB-RN) está pronto para enfrentar mais um desafio em sua longa carreira no Atletismo: buscar o 10º título da competição. A sua última vitória foi em 2014, em Navegantes (SC). 
 
Os campeões das provas adultas e sub-20 de domingo serão convocados oficialmente pela CBAt para representar o País na Copa Pan-Americana de Lima.
 
Neste sábado (4), a direção da prova estará à disposição das equipes na área da competição, das 14 às 18 horas, para dirimir eventuais dúvidas sobre a participação dos atletas.
 
O circuito de 1 km será montado na Avenida Alpheu Grimello, no Jardim Nova Bragança, ao lado do Lago do Taboão.
 
Homenagens - O campeão olímpico do salto com vara Thiago Braz da Silva prestigiará o evento. Ele confirmou presença na Cerimônia de Abertura que acontecerá às 14 horas na área de largada e chegada das provas. A CBAt entregará uma placa de prata ao prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, que está apoiando o esporte na cidade. Caio Bonfim e o catarinense Darlan Romani, quinto lugar no arremesso do peso na Olimpíada do Rio 2016, receberão cartões de prata como homenagem.
 
Programa-horário
 
1ª Etapa - Domingo - Manhã
06:00 - 50 km - Masculino - Adulto
06:15 - 50 km - Feminino - Adulto
07:30 - 20 km - Feminino - Adulto
09:45 - 10 km - Feminino - Sub-20 
11:15 - 10 km - Masculino - Sub-20
 
2ª Etapa - Domingo - Tarde
14:00 - Cerimônia de Abertura
14:15 - 5 km - Feminino - Sub-18
15:00 - 10 km - Masculino - Sub-18
16:00 - 20 km - Masculino - Adulto
 
Mais informações no hotsite da competição:
http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_marcha/2017/default.asp
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook