Brasil disputa o Mundial de Marcha por Equipes em Roma | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brasil disputa o Mundial de Marcha por Equipes em Roma

Competição será neste final de semana e reunirá 432 atletas de 60 países / Foto: André Telles/CBAt

Itália - A pernambucana Erica Rocha de Sena é apontada pelos especialistas internacionais como um dos destaques da Seleção Brasileira e do Campeonato Mundial de Marcha por Equipes, que será disputado neste sábado (dia 07) e domingo (08) pelo centro histórico de Roma, na Itália. A IAAF recebeu a confirmação de inscrição de 432 atletas de 60 países.
 
Medalha de prata nos 20 km dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, e sexta colocada na mesma prova no Campeonato Mundial de Pequim, na China, no ano passado, a atleta brasileira, que completou 31 anos na última terça-feira (03), lidera o IAAF Race Walking Challenge de 2016, após a disputa de quatro provas, com 25 pontos.
 
Ela ganhou a medalha de bronze em Ciudad Juárez, no México, foi prata em Dudince, na Eslováquia, e quarta colocada em Rio Maior, em Portugal, nas três provas que contaram pontos. Venceu o Sul-Americano de Guayaquil, no Equador, mas participou na condição de convidada dos organizadores. Em Dudince, quebrou o recorde sul-americano da especialidade, que era dela mesma, com o tempo de 1:28:22.
 
"Estou vivendo um início de temporada muito bom. O objetivo é ajudar o Brasil a obter um bom resultado em Roma e, me recuperar bem, para disputar o Ibero-Americano, na semana que vem, no Rio", disse a atleta, que mora em Cuenca, no Equador, e sonha com uma medalha nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Além de Erica, o Brasil será representado também por Cisiane Dutra Lopes, Liliane Priscila Barbosa e Nair da Rosa na prova dos 20 km, que tem largada prevista para as 13:15 deste sábado no horário de Brasília. Cisiane, assim como Erica, está qualificada para a Olimpíada.
 
Na prova masculina, a atração brasileira é o brasiliense Caio Bonfim, medalha de bronze no PAN de Toronto e sexto colocado no Mundial de Pequim. Ele terminou nesta semana o Camping Internacional Caixa de Treinamento em Sierra Nevada, na Espanha, um período importante de preparação em altitude para a temporada. 
 
"Todo o treinamento feito tem o objetivo de me deixar no auge da forma na Olimpíada. Estou muito focado e muito determinado", comentou o marchador, também convocado para representar o Brasil no Ibero-Americano.
 
A prova masculina tem largada prevista para as 11:30 no horário de Brasília e a equipe brasileira terá ainda destaques como José Alessandro Bagio, Moacir Zimmermann (ambos também qualificados para a Olimpíada) e Rudney Dias Nogueira.
 
O primeiro brasileiro a participar da competição neste sábado será Matheus Gabriel de Liz Correa, que disputará os 10 km da categoria sub-20, cuja largada será às 05:35 de Brasília. No domingo (08) está prevista a prova dos 50 km masculina, em que o Brasil não terá representantes.
 
Roma substituiu Cheboksary, na Rússia, cuja Federação de Atletismo foi suspensa pela IAAF pelo escândalo de doping. O circuito montado pela Federação Italiana (Fidal) terá largada no Arco de Constantino, perto do Coliseu de Roma, e chegada no Estádio Nando Martellini na Terma de Caracalla.
 
Esta é a quarta vez que a Itália recebe a competição, depois de Varese (1963), Pescara (1965) e Turim (2002).
 
A equipe brasileira tem os treinadores João Cesar Sendeski (SC) e João Evangelista de Sena Bonfim (DF), além da fisioterapeuta Flavia de Souza Farias (CBAt).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook