A Copa Brasil Caixa de Marcha será neste fim de semana no Rio

Caio Bonfim, campeão dos 20 km, em 2015, em Blumenau  / Foto: Eraldo Schnaider/CBAtCaio Bonfim, campeão dos 20 km, em 2015, em Blumenau / Foto: Eraldo Schnaider/CBAt

São Paulo - A 27ª edição da Copa Brasil Caixa de Marcha será realizada neste sábado (dia 27) e domingo (28), com a disputa de sete provas, a partir das 06:30, na Praia do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de exatamente 100 atletas, incluindo os que participarão do Campeonato Sul-Americanos dos 50 km, no domingo, evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016. 
 
A competição, que terá largada e chegada na Praça Tim Maia, será aberta com a disputa da prova masculina dos 20 km, que tem como atração o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF), sexto colocado no Mundial de Pequim e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no ano passado. Qualificado para a Olimpíada tanto nos 20 km como nos 50 km, ele está focado totalmente nos Jogos do Rio.
 
"Toda a preparação visa chegar ao ápice da forma física e técnica em agosto", disse o atleta de 24 anos, que busca a quinta vitória consecutiva na Copa Brasil Caixa. "Estou ansioso para competir no Rio e conhecer o circuito olímpico", concluiu, referindo-se ao percurso que os marchadores utilizarão neste sábado (1 km). No domingo, o circuito terá 2 km.
 
Nos 20 km femininos, a atração é a pernambucana Cisiane Dutra Lopes (AASD-PE). Qualificada para a prova na Olimpíada, ela considera importante a edição deste ano do evento. "Vai ser uma oportunidade de começar a respirar o clima dos Jogos seis meses antes do início da competição", comentou a marchadora. "Dá uma motivação ainda maior para esta difícil fase de treinamento", observou a campeã da Copa Brasil nos anos de 2006, 2011, 2013, 2014 e 2015.
 
Serão realizadas ainda provas masculinas e femininas nas categorias sub-20 e sub-18. Com exceção dos 50 km, as outras provas serão seletivas para o Sul-Americano de Salinas, no Equador, a ser realizado nos dias 2 e 3 de abril. A CBAt convocará os cinco primeiros colocados nas provas adultas de 20 km, os quatro primeiros nas do sub-20 e os campeões nas do sub-18.
 
Evento-teste - A marcha atlética é considerada uma especialidade extremamente técnica e desgastante do Atletismo, ainda mais pelas condições meteorológicas esperadas para este final de semana no Rio, com temperaturas próximas aos 40 graus e altos índices de umidade relativa do ar.
 
O Campeonato Sul-Americano Caixa de 50 km reunirá 15 atletas de sete países: Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de Congo e China, que participam como convidados. A Seleção Brasileira será representada por Claudio Richardson dos Santos (AABB Currais Novos-RN), nove vezes campeão da Copa Brasil, Rudney Dias Nogueira (USIPA-MG), Luiz Felipe dos Santos (ASSEM-SP) e Samir Cesar Sabadin (Curitiba SMELJ-PR).
 
Os atletas encontrarão circuitos montados num asfalto novinho, sem obstáculos, depois que foram retirados trechos de paralelepípedo e quinas perto na praça que dá acesso à Praia do Pontal.
 
No domingo, toda a cronometragem será feita pela Omega, empresa responsável pela área na Olimpíada do Rio. Serão testados os chips dos marchadores, o placar eletrônico de faltas e a apuração dos resultados, enfim todo o sistema de cronometragem ligado à prova. 
 
 
PROGRAMA-HORÁRIO
1ª etapa - sábado - circuito de 1 km
 
06:30 - 20 km masculino adulto
07:00 - 10 km feminino sub-20
09:00 - 20 km feminino adulto
09:30 - 10 km masculino sub-20
11:00 - 5 km feminino sub-18
11:45 - 10 km masculino sub-18
 
2ª etapa - domingo - circuito de 2 km
 
06:30 - 50 km masculino adulto
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook