Scheidt está perto da medal race do evento-teste para Tóquio 2020

Scheidt velejou com regularidade e subiu para oitavo lugar   / Foto: Cecilia Yoshizawa / Divulgação

São Paulo - Após dois dias de problemas com a juria, Robert Scheidt velejou de forma consistente e agora está perto de conquistar uma vaga na medal race da Read Steady Tokyo, que será nesta quinta-feira (22). 
 
Nesta terça-feira (20), em Enoshima, no Japão, o bicampeão olímpico velejou entre os top 10 e cruzou a linha de chegada em 5° e 7° lugares. Com isso, subiu para o oitavo lugar na classificação geral do evento-teste para os Jogos de Toquio/2020, com 68 pontos perdidos.
 
Para garantir o direito de disputar a regata da medalha, Scheidt precisa manter a regularidade nas duas últimas provas da fase de classificação, marcadas para esta quarta-feira (21). “Após duas penalidades e ser obrigado a me retirar ontem (segunda-feira), consegui reagir e fazer duas boas regatas e subi na tabela geral. Amanhã (quarta) teremos um dia importante, mas a velocidade do barco está boa. Todo mundo já teve pelo menos uma regata ruim aqui no Japão, com altos e baixos, e vou dar o meu melhor para seguir velejando com regularidade”, explicou atleta, que é patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex e conta com o apoio do COB e CBVela.
 
Quando fala em altos e baixos, Robert cita os seguidos problemas que viveu com a juria em Enoshima. No domingo, levou uma bandeira amarela pela regra 42, na qual os juízes entendem que o velejador usou o movimento do corpo para aumentar a velocidade do barco, ação conhecida por bombear. No dia seguinte, voltou a ser penalizado pelo mesmo motivo e foi obrigado a se retirar da última de três regatas. “Fiquei bem chateado, especialmente na segunda-feira, quando estava velejando de forma super conservadora. Ainda preciso entender melhor em que ponto o júri está interpretando o regulamento e o que preciso mudar para isso não ocorrer mais, pois nas outras três competições, desde que voltei à classe Laser, não havia passado por isso”, comentou.
 
Scheidt está classificado para os Jogos de Tóquio e é o único brasileiro entre os 35 barcos que disputam o evento-teste em Enoshima. Porém, ainda precisa esperar a convocação final para a delegação brasileira para confirmar presença na Olimpíada de 2020. De acordo com o critério da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ele só perde a vaga se outro atleta do Brasil subir ao pódio no Mundial da Laser em 2020.
 
Quarto passo - O Ready Steady Tokyo é a quarta grande competição de Scheidt em seu retorno à classe Laser, após cerca de dois anos afastado. E pode ser encarado como o quarto degrau para disputar a sétima Olimpíada da carreira. Ele já fez história ao garantir índice para os Jogos de Tóquio/2020 com o 12° lugar no Campeonato Mundial da Classe Laser 2019, em Sakaiminato, no Japão, dia 9 de julho. Agora, quer mais. Quer evoluir para ter condições de lutar pelo pódio no Japão. Se conseguir, vai acrescentar mais uma medalha a sua coleção de cinco, o que já faz dele o recordista do Brasil em número de medalhas olímpicas, junto com Torben Grael.
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook