Floripa sedia seletiva brasileira de Optimist para competições internacionais

Competição acontece entre os dias 3 e 7 de março, em Jurerê, apontando os classificados para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano  / Foto: Green Multimídia/Iate Clube de Santa Catarina Competição acontece entre os dias 3 e 7 de março, em Jurerê, apontando os classificados para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano / Foto: Green Multimídia/Iate Clube de Santa Catarina

Florianópolis - A Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, será palco de uma das mais importantes competições de vela da classe Optimist do país a partir da próxima terça (3). 
 
Cerca de 80 atletas participam da Seletiva de Optimist, que reúne velejadores de até 15 anos, para a definição dos classificados para três competições internacionais em 2020: Campeonato Mundial, Campeonato Europeu e Campeonato Norte-Americano. O evento faz parte do calendário nacional da classe de entrada dos jovens velejadores na vela competitiva e segue até o sábado (7) na raia de Jurerê.
 
A Seletiva de Optimist conta com cinco dias de competição em Jurerê e, ao todo, estão programadas 12 regatas para a categoria Veterano e 8 para os Estreantes. Em jogo estão cinco vagas para o Campeonato Mundial, que acontece entre os dias 1 e 11 de julho, em Garda, na Itália; quatro vagas para o Campeonato Europeu, marcado entre 22 e 29 de junho, em Tallin, na Estônia; vinte vagas para o Campeonato Norte Americano, programado para ocorrer entre os dias 11 e 18 de outubro, em Cancun, no México. Vale ressaltar que as vagas em jogo para os campeonatos internacionais são exclusivas para os Veteranos.
 
“Estamos muito contentes em receber mais um grande evento em nossa Sede Oceânica. Nos últimos meses realizamos grandes disputas em Jurerê, como o Circuito Oceânico, a Copa Brasil de Vela e o próprio Sul-Brasileiro de Optimist. A Seletiva é um dos eventos mais importantes do calendário da vela nacional, pois define as equipes brasileiras para os campeonatos internacionais. O Veleiros da Ilha sempre estará de portas abertas para sediar competições deste porte”, avalia Rodrigo Ruhland, Vice-Comodoro de Eventos do Iate Clube de Santa Catarina. 
 
Sistema de classificação - O sistema de classificação para os campeonatos internacionais leva em consideração os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre, no mês de janeiro, e da Seletiva de Optimist, que será disputado em Florianópolis. Assim como na programação da seletiva, o campeonato nacional contou com doze regatas e a fórmula utilizada para a definição das equipes é a seguinte: somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado de cada uma das competições. Desta forma, entram no somatório as onze melhores regatas do Campeonato Brasileiro e as onze melhores regatas da Seletiva.
 
Programação em Jurerê - As regatas da Seletiva de Optimist começam na terça-feira (3), mas a programação do evento tem início antes com a recepção dos primeiros atletas em Jurerê. Para domingo (1) e segunda (2) estão programadas as medições e confirmações de inscrição das 9h às 18h, também na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha. 
 
Entre terça e domingo acontecem as regatas. Poderão ser realizadas, no máximo, quatro regatas no mesmo dia para a os Veteranos e duas para os Estreantes. Todos os dias será realizada a reunião de timoneiros, sempre a partir das 11h, no Restaurante da Sede Oceânica. 
 
Serviço: Seletiva da Classe Optimist 2020
Data: 3 a 7 de março
Local: Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê
Horários: 13h (todos os dias)
 
Em disputa:
 
Campeonato Mundial (cinco vagas - 1º ao 5º)
Local: Garda, Itália
Data: 1 a 11 de julho
 
Campeonato Europeu (quatro vagas - 6º ao 9º)
Local: Tallinn, Estônia 
Data: 22 a 29 de junho
 
Campeonato Norte Americano (vinte vagas)
Local: Cancun, México
Data: 11 a 18 de outubro
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook