Samir Barel testa sua resistência nas águas de Ilhabela

Nadador é um dos destaques da maratona aquática do Aloha Spirit Festival / Foto: Flavio Perez/OnboardSports

São Paulo - Um dos grandes especialistas na natação em águas abertas do país, Samir Barel testa sua resistência neste domingo (20) em uma prova rápida no Canal de Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo.
 
O Desafio Vila - Perequê, que faz parte do Aloha Spirit Festival, terá um percurso de 3,5km, uma distância tranquila para o nadador que está acostumado com ultramaratonas aquáticas, como as provas do Grand Prix da FINA, que possuem mais de 15km, e também superou desafios como Canal da Mancha. Mesmo assim, o atleta de 32 anos sabe que não terá vida fácil, uma vez que concorrentes de peso, como Samuel de Bona, destaque do circuito olímpico, e Marcos Campos, tricampeão da 14 Bis, uma das provas mais tradicionais do país, também chegam forte para a disputa.
 
"Todos são mais rápidos que eu e tem muita experiência em provas mais curtas. Assim, minha estratégia será nadar junto deles o máximo de tempo que eu conseguir. Quero nadar muito forte e ver como está minha resistência para os desafios mais longos que terei daqui pra frente, como a ultramaratona aquática da Ilha do Mel, em Abril. Portanto, espero um treino de muita qualidade ao lado de ídolos e amigos. Isso sem duvida é sempre o mais importante para mim, pois é mais uma oportunidade de aprendizado e conhecimento pessoal", explicou o nadador. 
 
As competições agendadas para os próximos meses fazem parte da preparação de Barel para um dos desafios mais ousados da carreira. No fim de setembro, Barel pretende realizar a travessia do Canal da Catalina, no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A prova faz parte do chamado "Desafio dos 7 mares", que consiste nas maratonas aquáticas mais difíceis do mundo. Se conseguir concretizar o percurso de 34k entre a Ilha Santa Catalina e a costa californiana, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a "Tríplice Coroa das Águas Abertas", as três provas mais duras da maratona aquática mundial, formada também pela Volta na Ilha de Manhattan, vencida por Samir em 2014, e a travessia do Canal da Mancha, realizada pelo atleta em 2015.
 
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o "Monte Everest das águas abertas". Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes. 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook