Solidariedade e superação movem curitibanos no Circuito Caixa

Largada da prova no Centro Cívico / Foto: Luiz Doro / adorofoto

Curitiba - A representante comercial Silvana Kambara viu nas corridas uma maneira de superar a asma, levando sua família a formar uma equipe para acompanhá-la nas provas. Já a professora Jânua Adam encarou o desafio de disputar uma corrida de rua para ajudar uma amiga a livrar-se de problemas de saúde. Em comum, as duas têm a solidariedade e a vontade de superar os próprios limites, características que vão dar o tom na 80ª prova do Circuito de Corridas Caixa, dia 29, em Curitiba.
 
"Eu não tenho pulmão, mas tenho pernas", define Silvana Kambara, 43 anos. Sofrendo de asma crônica, a curitibana decidiu começar a correr. Sem qualquer orientação, disputou sua primeira prova de 10 km há quatro anos, e contou com o apoio da família. Juntos, ela, o marido Carlos, 56 anos, os filhos Karlla, 20, Camilla, 16, e Raphael, 10, além do namorado de Karlla, Anderson Maciel, formaram a Equipe Kambara.
 
A corrida ajuda Silvana a amenizar a asma, resquício incurável de uma tuberculose sofrida em 1998. "Corro com a bombinha na mão, faço check-up todo ano e me consulto sempre com o pneumologista. Se eu passar um tempo sem praticar o esporte, meu corpo sente falta. Hoje, disputo provas de até 21 km. Quero chegar um dia aos 42 km da maratona", conta a atleta que disputará com toda a equipe 'caseira' a etapa de Curitiba do Circuito Caixa.
 
De mãos dadas - Jânua Adam sempre se interessou por corrida, mas não se via incentivada a manter a rotina de treinos. Até que uma amiga querida, Luciana Muniz, pediu ajuda para emagrecer. "Meu marido é professor de educação física e passou a orientar nosso treinamento. A primeira corrida que disputamos foi a do Circuito Caixa. Foi difícil porque estávamos treinando só há um mês, mas também foi inesquecível. Cruzamos a linha de chegada juntas, de mãos dadas", lembra a atleta, destacando que também foi acompanhada por duas irmãs e recebida na linha de chegada pela filha, Maria Eduarda, então com onze anos.
 
Professora do ensino fundamental, Jânua garante que a corrida diminuiu o estresse do trabalho e deu mais energia para lidar com as crianças. "Também não tenho mais TPM ou dores de cabeça, a qualidade do sono melhorou, assim como a forma de me relacionar com as pessoas. Hoje, aos 39 anos, vivo muito melhor do que aos 20", afirma. 
 
A atleta vai disputar a etapa de Curitiba do Circuito Caixa como preparação para a Maratona de Curitiba, e contará com a participação da filha, do marido, e da amiga inseparável, Luciana. "Vou correr 5 km, na prova da Caixa, uma distância à qual estou acostumada, mas pretendo disputar a categoria de 10 km da maratona", conta.
 
Inscrições para o Circuito Caixa em Curitiba
 
Acesse: www.circuitocaixa.com.br
Até 22/9: R$ 60,00 - desconto de 50% para maiores de 60 anos

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook