Travessia dos Fortes 2011 terá megaesquema de segurança em terra e no mar

A Travessia dos Fortes 2011 terá um megaesquema de segurança para garantir total apoio aos participantes da prova / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - A Travessia dos Fortes 2011 terá um megaesquema de segurança para garantir total apoio aos participantes da prova, a maior maratona aquática da América Latina, dia 3 de abril, em Copacabana. A ação tem a coordenação do Exército Brasileiro.

 

O Corpo de Segurança Aquática do evento contará com 56 militares do Exército, 50 Bombeiros Militares e 130 contratados distribuídos em: 70 pranchões, 30 caiaques, seis jet skis, oito traineiras, 20 botes infláveis e duas grandes lanchas de socorro (cada uma com um mergulhador equipado). Além disso, cada uma das oito traineiras dispostas ao longo do percurso contará com um médico e um enfermeiro, ambos do Exército Brasileiro. A equipe médica ainda poderá utilizar duas lanchas velozes, capazes de realizar deslocamentos de emergência com rapidez e segurança.

A raia de 3.500m será dividida por 12 boias com seis metros de diâmetro cada. São seis amarelas numeradas de um a seis do lado esquerdo e seis laranjas sem numeração do lado direito do percurso. Todas serão colocadas lado a lado limitando a área dos nadadores.

Além das boias grandes, a raia será composta por outras de tamanho médio de 50 cm (a cada 25 metros) e pequeno de 25 cm (intercaladas a cada 10m). Caso o nadador tenha algum problema durante a prova, ele deverá recorrer à raia até ser resgatado. A distância máxima que os nadadores podem chegar em relação à terra é de 800 m.

O Corpo de Segurança Terrestre também estará muito bem aparelhado. Na largada, teremos uma equipe médica composta por um médico e dois enfermeiros. Na chegada, teremos três tendas médicas montadas com uma estrutura completa, com desfibriladores semiautomáticos, oxímetros, mantas térmicas e todos os medicamentos necessários para o pronto atendimento aos atletas. A equipe será composta por 11 médicos e 15 enfermeiros. A organização da prova também disponibilizará quatro UTIs móveis - duas na largada e duas na chegada - e duas ambulâncias para remoção, uma em cada local.

Nas instalações do 3º GMAR (próximo ao Posto 6) haverá um helicóptero em condições de realizar uma evacuação aeromóvel, caso seja necessário. Ainda neste local, estará à disposição do evento o Centro de Recuperação de Afogados (CRA), com equipamento médico completo e duas ambulâncias, além de um médico e um paramédico.

Em terra, a segurança também será ostensiva e executada por um pelotão da Polícia do Exército. Dez homens da Segurança Velada do Exército estarão em diversos pontos da orla. Trinta militares reforçam a segurança na chegada e 150 alunos do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) na largada.

Para participarem da competição, todos os nadadores inscritos têm que apresentar dois atestados: o médico, com carimbo profissional pelo CRM; e o do técnico, com carimbo profissional pelo CREF, comprovando terem totais condições de saúde mental e física para participar da prova. Na hora de retirar o KIT de participação (na véspera da prova), eles devem deixar nome e telefone para contato em caso de acidente e assinar um termo de responsabilidade ratificando que o próprio nadador irá competir, a fim de evitar trocas na hora da competição.

HISTÓRIA

A Travessia dos Fortes foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e pelo Exército em 2001, devido ao grande entusiasmo de jovens oficiais por atividades esportivas, entre as quais o nado sem compromisso nas águas de Copacabana. Desde então a prova é aberta a civis e militares e para muitos participantes é encarada como um grande desafio de superação. No primeiro ano disputaram o título aproximadamente 700 nadadores. Já foram realizadas oito edições da competição com participação de mais de 17 mil atletas. Hoje o evento faz parte do calendário oficial de esportes da cidade.

SERVIÇO:

Inscrições: encerradas

Largada: dia 3 de abril, as 9h30m, do Forte de Copacabana, Posto 6. Chegada: no Forte do Leme, Posto 1.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook