Street League: Brasileiras surpreendem e Ivan Monteiro avança

Ivan Monteiro vai disputar a final / Foto:  Paulo Macedo

Rio de Janeiro - Se o desafio era grande para os brasileiros que disputam a SLS, os atletas passaram por cima dos obstáculos e garantiram espaço nas finais do maior campeonato de Street Skateboarding do mundo, que acontecem amanhã (13) a partir das 15h na Arena Carioca 1. Hoje, o público que marcou presença nas arquibancadas conferiu de perto as semifinais masculina e feminina.
 
Iniciando os trabalhos do dia, as mulheres não se intimidaram e brilharam durante a semifinal. Eram 24 atletas e apenas oito vagas disponíveis. Mas, das cinco brasileiras, quatro avançaram no campeonato.
 
Primeira a entrar na pista, Virginia Fortes espantou o nervosismo, executou linhas e manobras boas e avançou em oitavo para a grande final. “Corri na primeira bateria e a torcida me ajudou bastante. Sendo aqui no Rio a gente se sente em casa. Então, foi uma experiência muito boa. Espero seguir evoluindo amanhã”, disse a brasileira que precisou esperar até a última atleta para confirmar a classificação.
 
Na sequência, Karen Feitosa manteve a regularidade, liderou a competição por alguns momentos, mas avançou na sétima posição. “Eu estou sem palavras, muito feliz e muito empolgada para amanhã. Seremos quatro brasileiras na final, será demais. O dia de hoje já deu certo e amanhã vamos para cima”.
 
A próxima brasileira a competir foi Leticia Bufoni e a skatista dominou a pista do início ao fim. Com muita segurança, Leticia acertou praticamente tudo e avançou em primeiro. “Foi muito bom, o nível estava muito alto, estou muito feliz que consegui fazer todas as voltas e consegui acertar as manobras que eu queria.  Tive pontos mais altos nas manobras, nas voltas dei uma segurada, mais para garantir os pontos. Amanhã quero mudar algumas coisas para ver se eu consigo fazer notas mais altas. Estou feliz, vamos para final. A pista está muito boa, eu demorei um pouco para me acostumar no primeiro dia, mas gostei muito do espaço e agora está tudo fluindo bem”.
 
A última a entrar na pista foi Pamela Rosa. A skatista de São Paulo demorou um pouco para acertar as manobras, mas confirmou a classificação na última manobra.
“Fiquei bem nervosa porque dias antes acabei torcendo o meu pé. Mas dei meu máximo e agora estou na final. Consegui a classificação na última manobra, precisava de um 7.0 e acertei um lolie nos últimos segundos. Estou muito feliz e espero fazer melhor amanhã”.
 
No masculino, a missão era quase impossível. Dos 30 atletas que entraram na pista, apenas avançariam para a final. E o brasileiro Ivan Monteiro foi o único que conquistou a classificação para domingo. Apesar do ótimo desempenho de Lucas Rabelo, que terminou em sexto, e da nota 9.2 obtida na quarta manobra de Tiago Lemos, Ivan Monteiro esperou até a última nota para garantir a quarta colocação.
 
“Eu saí do Brasil há dois anos atrás de um sonho de participar da Street League. Em 2018 comecei a disputar e hoje estou chegando em uma final de Super Crowl. Estou realmente sem palavras. É muita felicidade, o mais difícil eu já consegui. Agora é só curtir esse momento”.
 
Destaque também para Aurélien Giraud, que saiu do Open classificatório e liderou a semifinal. Pela primeira vez no Brasil, o francês custou a acreditar no resultado.
“Foi incrível! Eu consegui acertar tudo que tentei. Mesmo com a ansiedade e a emoção mantive a minha concentração e estou classificado pela primeira vez. É também a primeira vez que venho ao Brasil e parece um sonho”.
 
As finais serão disputadas neste domingo a partir das 15h e terão transmissão ao vivo no canal SporTV.
 
Classificação masculina: 
 
1º Aurélien Giraud - 35.5
2º Nyjah Huston - 35.5
3º Mark Suciu - 34.9
4º Ivan Monteiro - 34.5
 
Classificação feminina:
 
1)      Leticia Bufoni – Brasil – 30.6
2)      Mariah Duran – Estados Unidos - 28.4
3)      Lacey Baker – Estados Unidos -  26
4)      Alexis Sablone – Estados Unidos -  24.4
5)      Aori Nishimura – Japão -  24.2
6)      Pamela Rosa – Brasil – 23.9
7)      Karen Feitosa de Barros – Brasil – 23.4
8)      Virgínia Fortes – Brasil 23.0
 
Domingo -
 
10 às 14h - Treino feminino e masculino
 
14h - abertura de portões para o público
 
14 às 15h - Treino feminino
 
15 às 16h30 - Final feminina
 
17 às 18h - Treino masculino
 
18 às 19h30 - Final masculina   
 
**Os horários podem sofrer alterações de acordo com a organização.
 
 Serviço:
 
Campeonato Mundial Etapa Rio de Janeiro – Street League Skateboarding
 
De 8 a 13 de janeiro (ingressos para os dias 12 e 13 de janeiro)
 
(abertura dos portões às 12h, no dia 12, e às 14h, no dia 13/01)
 
Ingressos: http://streetleague.com/tickets/
 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook