Principais ciclistas do país estão confirmados na Prova Ciclística 9 de Julho

69ª Prova Ciclística 9 de Julho / Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

São Paulo - A semana é de ciclismo de qualidade em São Paulo, com a realização da 69ª Prova Ciclística 9 de Julho. Nesta quinta-feira, dia 9 de julho, feriado paulista da Revolução Constitucionalista de 1932, algumas das principais equipes e ciclistas do país estarão no evento, que volta às ruas de São Paulo, com largada e chegada na Avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club, no Morumbi. O limite é de 700 atletas, 600 no masculino e 100 no feminino, e contará pontos para o ranking da CBC, nas categorias Sub 23 e Elite, masculino e feminino. E a ratificação disso ficou clara com as primeiras confirmações para a prova após a abertura da inscrições na sexta-feira.

As inscrições, gratuitas, continuam abertas e deverão ser feitas pelo site da Federação Paulista de Ciclismo, www.fpciclismo.org.br, até o dia 8, ao meio dia, ou até que o limite seja atingido . Nesta quarta-feira, dia 8, acontecerá o segundo dia de entrega de kit. Ela será feita no Clube de Regatas Tiete, localizado na Av. Santos Dumont, 843 - Armênia (Galpão Metálico), próximo ao metrô Armênia, no período de 14h às 22h. Não haverá entrega de kits no dia.
 
Entre as equipes já inscritas estão forças do ciclismo brasileiro como Clube Dataro de Ciclismo, Equipe UFF de Ciclismo, Green/Piracicaba, Associação Radical Sports Club, Carrefour Funvic Soul Cycling Team, Equipe de Ciclismo De Taubaté, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, ACC/ SEL- Cordeirópolis, Associação Jundiaí De Esportes, Associação Atlética Desportiva, ADF Guarulhos, AD Indaiatuba, Clube Maringaense De Ciclismo, Team Osasco, Memorial/Santos, Clube Fernandes de Ciclismo e Velo/Seme, entre outras que farão o show de técnica e garra no dia 9.
 
Já com relação aos destaques já confirmados para brigar pela vitória, a edição deste ano contará com campeões em edições passadas. São eles o argentino Francisco Chamorro, campeão em 2010, o cubano Michel Fernandes, vencedor em 2008, as brasileiras Camila Coelho, ganhadora em 2008, Luciene Ferreira, primeira em 2007, e Janildes Fernandes, tricampeã do evento - 1999/2000/2001.
 
A prova percorrerá algumas das principais ruas e avenidas da capital paulista, com largada e chegada na Avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club de São Paulo. Os participantes terão pela frente um circuito com duas voltas, sendo a primeira de 28,3 km e a segunda de 25,3 km, ambos bastante técnicos e competitivos. A Elite masculina dará duas voltas no mesmo (53,6km), ficando os demais competidores com apenas uma volta a ser cumprida, de 28,3 km. O percurso é conhecido, pois é utilizado também na Maratona Internacional de São Paulo, passando pela Cidade Universitária, Ponte Cidade Jardim, Avenida Juscelino Kubitschek, Avenida República do Líbano, Avenida Pedro Álvares Cabral, entre outras.
 
Programação da competição:
 
Largada / Chegada: Av. Lineu de Paula Machado - Jardim Everest (em frente ao Jockey Club de São Paulo.
 
Concentração: 6h30
Largada: 7h45
Circuito: 1ª volta = 28.3km/2ª volta = 25.3km
Masculino 2 voltas: 53.6km
Feminino 1 volta: 28.3km
 
Estacionamento equipes / público: Acessar: R. Dr José Augusto de Queiroz ( acesso pela Marginal Pinheiros ).
 
Os melhores da disputa na Elite na 68ª edição foram os seguintes:
 
Masculino
1) Roberto Pinheiro da Silva (Funvic/Marcondes César/ Pindamonhangaba), 1h34min27s; 2) Edgardo Simon (Padaria Real/Sorocaba), 1h34min28s; 3) Glauber Silva (Suzano/Trotz/Microsifht), 1h34min28s; 4) Jean Carlos Coloca (Clube São José dos Campos/ Canodalle), 1h34min28s; 5) Geraldo da Silva Sousa Júnior (São Lucas/Giant/Ciclo Ravena /UAC), 1h34min28s.
 
Feminino 
1) Fernanda da Silva Souza (Funvic/Marcondes César/Pindamonhangaba) 27min28seg; 2) Valquíria Pardial (Funvic/Marcondes César/Pindamonhangaba) 27min39seg10; 3) Débora Gerard (Funvic/Marcondes César/Pindamonhangaba) 27min39seg; 4) Janildes Silva (Clube São José dos Campos) 27min40seg; 5) Rosane Kirch (Forno Dasolo/Colavita) 27min40seg.
 
Sobre a prova
 
Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal "A Gazeta Esportiva" a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do esporte brasileiro. O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e clubes. Ao longo dos anos, os principais nomes do país e destaques do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Sua última edição foi em 2011, dentro do Autódromo de Interlagos, mas agora ela volta para recuperar seu espaço onde surgiu, nas ruas e avenidas paulistanas.

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook