Giro d'Itália: holandês se consagra após jogo de "gato e rato"

Nona etapa do Giro D'Itália / Foto: Reprodução ESPN

Rio de Janeiro - O holandês Pieter Weening (equipe Orica-GreenEdge) se consagrou neste domingo na 9ª etapa do Giro D'Itália, deixando para trás o italiano Davide Malacarne (da Europcar). 

Em uma corrida em que os principais favoritos à prova preferiram se controlar na subida final, Weening teve como recompensa pela perseverança sua segunda vitória no Giro de 2014. 

Destaque para o italiano Domenico Pozzovivo que, ao contrário dos seus companheiros favoritos ao Giro, conseguiu recuparar 26 segundos em relação aos outros candidatos nos quilômetros finais da prova. 

"Os rapazes não estavam trabalhando bem no grupo. A estrada começou a subir, entramos numa rotunda, os mais colegas escolheram o lado errado, eu o certo, e esse foi o 'time' exato para atacar", afirmou Weening, que conseguiu desgrudar do grupo e levou consigo Malacarne. 

Nos últimos 500m da etapa, os dois praticamente pararam, olhando-se mutuamente, no que parecia mais um jogo de "gato e rato". A perseguição que seu daí em diante foi digna de desenho animado e terminou com o holandês cravando o tempo de 4h25m51s. 

Enquanto Weening comemorava seu primeiro título do Giro desde 2011, os favoritos se seguravam e, por fim, não ameaçaram a liderança segunda do australiano Cadel Evans (da BMC). 

A exceção, como já mencionado, foi Pozzovivo que, após a arrancada final, conseguiu ser terceiro na etapa e subir, no quadro geral, da 10ª para a 4ª posição, a 1m20s de Evans. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook