Renato Rezende busca medalha para o Brasil no Pan de Toronto

Renato Rezende briga por medalha no PAN / Foto: Divulgação

Toronto - Uma das principais esperanças de medalha da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, é o carioca Renato Rezende (GT/FOP/Shimano). O tricampeão brasileiro de BMX, 11º colocado no ranking mundial, é apontado como um dos favoritos da modalidade no Pan.
 
Nesta sexta (10), Renato se classificou para as quartas de final, com o sétimo tempo no treino classificatório (37s410), e voltará à pista neste sábado (11) para buscar uma medalha, ao lado do outro brasileiro, Anderson Ezequiel, também classificado. Apesar do momento ascendente, que inclui o título pan-americano de BMX, conquistado no fim de maio, Renato faz questão de descartar qualquer tipo de favoritismo.
 
"No esporte nunca é possível garantir uma medalha, até porque isso é, de certa forma, um desrespeito com os adversários, que também estão treinando pesado e buscando a superação de seus resultados. No BMX é ainda mais difícil falar em favoritismo, porque há muitos fatores aleatórios que influenciam o resultado final, como as quedas, o timing da largada e até o traçado dos oponentes na pista", afirma Renato, medalhista pelo Brasil nos Jogos Sul-Americanos do Chile, em 2014.
 
Esta é a segunda participação do carioca em Jogos Pan-Americanos. Há quatro anos, em Guadalajara (México), Renato obteve a quinta colocação, terminando a competição de BMX como o melhor brasileiro. Hoje mais experiente e em plena forma, Renato acredita que seus principais adversários na briga por uma medalha serão os norte-americanos e os canadenses.
 
"Eu e minha comissão técnica fizemos o melhor na preparação para os Jogos, e isso me traz tranquilidade. Mesmo assim, pela grandeza do evento, e pelo fato de ser uma espécie de teste para a Olimpíada, a pressão é grande. Espero poder lidar com ela da melhor maneira e transformá-la em motivação para conseguir um bom resultado", diz Renato, também confiante em seu equipamento. "Antes mesmo de me tornar um atleta patrocinado eu já usava as peças da Shimano, assim como todo ciclista de alto nível. Sempre usei toda a linha DXR, porque é o melhor conjunto pra BMX que eu conheço, sem falar na sapatilha Custom Fit XC90, que é moldada no pé".
 
Brasileiros - No Pan, a Shimano ainda terá representantes na prova da modalidade cross country do mountain bike. Dos quatro ciclistas da delegação brasileira, dois são patrocinados pela marca japonesa: a mineira Isabella Lacerda (LM/Shimano) e o paulista Luiz Henrique Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano), estreantes na competição. Ambos competirão na prova de cross country, domingo (12), junto com a goiana Raiza Goulão e o mineiro Rubinho Valeriano.
 
Ciclista número 2 do mountain bike brasileiro (29ª no ranking mundial), Isabella acaba de retornar da Europa, onde participou de cinco competições - sendo duas etapas da Copa do Mundo. Em território europeu, além de competir com as principais ciclistas do mundo, Isabella comprovou seu bom momento, obtendo resultados como o 23º lugar na primeira etapa da Copa do Mundo e a vitória em uma das baterias do Alpentour Trophy. Ao todo, Isabella conquistou 172 pontos nessa última temporada na Europa.
 
"Apesar de ser uma competição classe 3 [de baixa pontuação para o ranking mundial, segundo os critérios da UCI], o Pan é muito importante, porque é o evento que antecede a Olimpíada, servindo como preparação para o Rio 2016. Poder representar o país num evento tão importante será uma experiência incrível, estou muito feliz", salienta Isabella.
 
Também orgulhoso pela oportunidade de fazer parte da delegação brasileira no Pan, Cocuzzi contará com um upgrade na bike: o XTR Di2, grupo eletrônico para mountain bike da Shimano. "O Di2 é muito mais eficiente que um sistema mecânico, tenho certeza que a bike ficará bem melhor. As trocas de marchas ficam mais rápidas e precisas, possibilitando a utilização de apenas um trocador no guidão para fazer as mudanças traseiras e dianteiras".
 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook