Barco de Lars Grael e Maya Gabeira é fita azul na regata Ilha de Toque-Toque

BMW Motorrad na liderança  / Foto: Aline Bassi | Balaio

Ilhabela - O dia foi dos estreantes na 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Das 120 equipes inscritas na competição, várias disputaram pela primeira vez uma regata de percurso longo, nesta segunda-feira (15). Surfista de ondas gigantes, a estreante Maya Gabeira viveu a experiência de ser fita azul na prova Ilha de Toque-Toque, a bordo do BMW Motorrad, da classe ORC. O barco é comandado pelo atleta olímpico Lars Grael.

Quase todas as classes foram para a disputa da regata Ilha de Toque-Toque, prova de 25 milhas náuticas, nesta segunda-feira (15). Apesar do vento fraco, com velocidade média de 5 nós, a correnteza forte ajudou os velejadores que escolheram o lado da costa para velejar. Apenas a flotilha da HPE-25 ficou em terra, e volta à disputa nesta terça (16).

Apesar do vento fraco, as condições favoreceram o BMW Motorrad, de acordo com Maya Gabeira. "O barco anda bem no contravento, e tivemos muita maré contra em 80% do percurso. Fizemos uma boa estratégia de regata, andamos super bem. Chegamos rápido na ilha de Toque-Toque e ficamos numa boa posição até o fim. Estamos super animados", analisou Maya.

“Hoje tivemos a regata longa, que deveria ser a que contorna Alcatrazes, mas a organização tomou a decisão de diminuir o percurso, por conta da situação dos ventos. Fomos até Toque-Toque. Tivemos uma corrente contra, que fez com que deixássemos a flotilha perto da terra, arriscando perto das praias e pedras. Diversas manobras nada fáceis de se fazer", explicou Lars Grael, comandante do BMW Motorrad. "Foi uma regata tecnicamente complicada, mas agradável, apesar do baixo tempo. Conseguimos a primeira posição na classe ORC, um resultado bastante gratificante pra nós”.

Também estreante na Semana de Vela, o comandante Francisco Matos já foi "do céu ao inferno" na competição a bordo do Pick Nick. O barco foi o fita azul da disputa entre os Multicascos, domingo (14). Já nesta segunda, na volta da Ilha de Toque-Toque, bateu no barco da comissão de regata ao tentar uma manobra e acabou desclassificado.

"A experiência dele é ótima. O comandante começou em Escola Naval e tudo mais. Foi capitão do esporte no Maranhão, era do DHN, ou seja, fazia de tudo. Ele tem 93 anos e está ensinando os 'mais jovens'. Está velejando direto, com uma atividade completa", destaca Jadir Serra, filho do comandante Matos. "Ontem conseguimos ir bem. A expectativa para a semana é muito boa."

Comandante do barco Acaso, Ivonne Esteve ficou encantada com a experiência de disputar uma regata de longo percurso. "Foi uma prova ótima, passamos muito bem. Tivemos sorte de pegar muito vento. Foi minha primeira regata longa e foi tudo muito lindo. Ainda tem muito o que acontecer neste campeonato", disse.

Após anos velejando de cruzeiro e fazendo travessias em solitário, o comandante Frederico Didoné reuniu uma tripulação mais competitiva no barco Caos Calmo na RGS, e fez sua primeira regata de longo percurso nesta segunda-feira (15). "É muito diferente de uma travessia em solitário, mas é muito bom. Disputar Toque-Toque foi uma experiência muito bonita. Somos em cinco pessoas no barco. Uma delas é o Felipe Linhares, da equipe Zeus da classe C-30, que não pôde vir a Ilhabela, e ele está nos ensinando muito", contou Frederico.

Veja os resultados completos no site sivilhabela.com.br/resultados

Regatas da HPE-25 e show no YCI - Em descanso após a disputa da regata Renato Frankenthal, a flotilha da classe HPE-25 volta à água nesta terça-feira (16). À tarde, os velejadores serão recepcionados no Yacht Club de Ilhabela com a tradicional canoa de cerveja. Na sequência, às 19h, o clube sediará o show da George Moon Band.