Conselho Executivo muda nome da IAAF e aprova nova marca

Conselho Executivo muda nome da IAAF e aprova nova marca  / Foto: Divulgação/IAAFConselho Executivo muda nome da IAAF e aprova nova marca / Foto: Divulgação/IAAF

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apresentou no dia 14 de março, em São Paulo, sua nova identidade visual como parte do projeto de reposicionamento da entidade no mercado esportivo brasileiro e perante a comunidade atlética - um movimento inovador nos 40 anos de existência da entidade, em um cenário que exige modernização, governança e transparência.
 
Na esteira do pioneirismo da modernização, a Associação Internacional das Federações de Atletismo foi inovadora, assim como a CBAt. O Conselho Executivo da IAAF aprovou em sua 217ª reunião, realizada em Mônaco, no final de semana, a troca de nome para World Athletics - Atletismo Mundial - e o novo visual.
 
“Agora criamos uma marca que pode ganhar vida no mundo digital, refletindo a natureza em mutação do esporte e ao mesmo tempo, trazendo os atletas em foco, os heróis do nosso esporte”, disse o presidente da IAAF, Sebastian Coe.
“O nome IAAF tem mais de 100 anos e tem pouca compreensão ou relevância para as pessoas fora do atletismo”, disse Jon Ridgeon, CEO da IAAF. “A nova identidade cria um símbolo que pode ficar sozinho ou trabalhar com parceiros e eventos.”
A nova identidade da marca começará a vigorar em outubro após o Mundial de Atletismo de Doha 2019. O design do logotipo é composto por três elementos principais: o 'W' do Mundo, que é também um símbolo dos braços de um atleta levantados em vitória; o 'A' do atletismo, que também representa o foco de um atleta enquanto se prepara para a estrada à frente; e um arco para o mundo.
 
O novo nome, World Athletics, em consonância com a agenda de reestruturação e reforma da governança dos últimos quatro anos, reflete uma imagem moderna, mais criativa e positiva do atletismo, segundo o conceito. O Conselho concordou que a nova marca tornará o atletismo mais acessível a um público mais amplo. Esta nova marca permitirá que o corpo diretivo do Atletismo transmita com mais clareza a natureza de sua missão como a entidade governamental esportiva mais participativa do mundo.
Na CBAt, a logomarca da entidade, que usava a pista de atletismo como símbolo desde 2000, ganhou um novo formato, com linhas que fazem alusão ao cenário de competições, mas sem o uso das raias, mantendo a tradição com modernidade. As letras possuem ligação, mostrando a união entre comunidade e CBAt, entre atletas e fãs, entre mercado e atletismo. A marca pode ser usada nas cores verde, azul, amarelo etc, mas o verde é prioridade.
 
As inovações não são isoladas - integram o plano de reposicionamento da CBAt no mercado. “Muitas foram as motivações para o desenvolvimento do trabalho, como rejuvenescer a marca, aumentar o número de fãs do atletismo, se aproximar dos consumidores e clientes, ampliar atuação no mercado, diversificar receitas, viabilizar novos produtos e melhorar o portfólio de eventos e serviços da entidade", resume o presidente da CBAt Warlindo Carneiro da Silva Filho.
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook