Última etapa do 26º Troféu Brasil ocorre neste domingo, em Santos

Carol Furriela venceu as duas última etapas da competição / Foto: João Pires/Divulgação

Santos - A 26ª edição do Troféu Brasil de Triathlon chega ao fim neste domingo (11/12) com a realização da sexta e última etapa na praia da Aparecida, em Santos (SP). A briga pelos títulos nas categorias profissional e amador deverá ser acirrada, com alguns dos melhores nomes do esporte na atualidade competindo nas distâncias olímpicas correspondentes a 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida (haverá também a disputa do short, com metade destas distâncias).
 
No profissional masculino, o triatleta Fernando Toldi já levou o título por antecipação após vencer a quinta etapa e chegar aos 608 pontos. Porém, no feminino, a conquista está em aberto com a santista Fernada Garcia na ponta da tabela, seguida de perto pela Ironmãe Rosecler Costa e de Carolina Furriela, vencedora das duas últimas etapas.
 
A etapa também terá o incentivo dos atletas participantes em favor da Campanha pela Erradicação da Polio, na qual parte do valor das inscrições serão destinadas as milhares de crianças beneficiadas pela ação do Rotary Club Internacional. "Sempre procuramos trabalhar essa questão da responsabilidade social com os atletas, pois além de promover saúde e bem-estar, o esporte possibilita às pessoas a oportunidade de ajudar o próximo e transformar o mundo com amor e união", explica o organizador da prova, Núbio de Almeida.  
 
As inscrições para a última etapa continuam abertas pelos sites www.nasports.com.br e www.ativo.com ou nos pontos físicos: Santos - Loja Moving, no Shopping Pátio Iporanga, piso térreo, loja 104 e São Paulo - Loja FIT, na Rua Oscar Freire, 682, Jardins. A última chance ocorre no sábado (10/12), entre 13h e 19h, durante o Simpósio Técnico e Expo Troféu Brasil, no Colégio São José, localizado na Avenida Ana Costa, 373, no Gonzaga, Santos.
 
As vagas em disputa serão para profissionais e amadores, assim como nas categorias militar, amputado com prótese, amputado sem prótese, deficiente visual, cadeirante, biamputado, amputado membro superior, entre outros. No domingo (11/12), dia da prova, a preparação começa às 6h15, com numeração e entrega das bicicletas na área de transição, em frente à Etec Escolástica Rosa, na Av. Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6.
 
Os atletas profissionais e da categoria amador olímpico farão a marcação das 6h15 às 8h30. A largada da distância Short ocorre a partir das 7h30 e da Olímpica às 8h40. A premiação está prevista para às 11 horas.  
 
Homenagem - Além do "pega" decisivo, a etapa terá uma atração especial: a comemoração de 25 anos do primeiro título do triatleta Marcus Ornellas, um dos ícones da modalidade no país. No dia haverá uma largada especial para a distância Short (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida) denominada de "Amigos do Ornellas", que deverá contar com a participação de renomados atletas do passado recente, como Armando Barcellos, Marcelo Butenas, Leandro Macedo, Virgilio de Castilho, entre outros.
 
Bicampeão do Troféu Brasil, em 1992 e 1996, o fluminense Marcus Ornellas comemora a chance de voltar a competir uma prova do circuito que mais lhe rendeu oportunidades na carreira. "Será uma grande honra poder participar mais uma vez desta prova que me ajudou a fortalecer no esporte, além de correr ao lado de grandes amigos e feras da modalidade", explica Ornellas.
 
Considerado como um dos maiores triatletas do Brasil, Marcus Ornellas sempre foi muito competitivo. Além de vencer o Troféu Brasil por duas vezes, entre 1992 e 2004 foi quatro vezes vice-campeão, duas vezes terceiro e duas vezes quarto. Desde 1991 foram 56 provas completadas, ficando 39 vezes entre os cinco melhores colocados, com destaque para seis vitórias e 12 segundos lugares. Somente duas vezes não ficou entre os Top 10 numa etapa. Entre 2005 e 2012 priorizou a temporada na Europa (morou na Itália e França), pois durante um bom tempo competiu por um clube italiano de Turim.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook