Seleção Paranaense sobe ao pódio do Challenge Florianópolis

Pódio Elite masculino / Foto: Arquivo pessoal

Santa Catarina - O Challenge Florianópolis, desafio internacional de Triathlon na distância "half-Ironman" (1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida) está apenas em sua segunda edição mas já se tornou uma das provas mais prestigiadas por atletas amadores e profissionais do país e do exterior. A Seleção Paranaense de Triathlon sabe disso e marcou presença na prova deste domingo (29) na praia de Jurerê Internacional, mostrando todo seu talento ao colocar dois atletas no pódio. Atual líder do ranking nacional sub-23, Eduardo Lass foi o quinto colocado na elite masculina enquanto Vitor Cardozo faturou a medalha de bronze na classificação geral entre os amadores. O grande campeão de 2015 entre os homens foi o paulista Marcus Fernandes.
 
"Já havia competido em outros eventos da franquia Challenge no exterior, esta foi minha segunda participação na competição no Brasil e novamente alcancei um lugar no pódio. Mas não foi nada fácil, foi uma prova muito dura. Estive entre os primeiros colocados na natação e no ciclismo, mesmo com um atleta escapado no pedal. Na meia maratona, comecei a sentir um início de cãibras logo nos primeiros quilômetros. Assim, tive que ir administrando esse limiar de dor para que conseguisse correr o tempo todo a um ritmo que me mantivesse entre os primeiros. Foi um grande aprendizado, mas saio satisfeito e feliz com o resultado em geral", contou Eduardo Lass.
 
Para Vitor Cardoso esta foi a segunda prova de longa distância disputada na temporada e acabou sendo também um verdadeiro teste de superação, já que o jovem sofria com uma lesão no joelho. "A meta era completar a prova. Larguei forte e logo estava na frente. No início do ciclismo estava na liderança da minha bateria de largada e então passei a ditar um ritmo forte visando terminar com uma pequena vantagem. Comecei a corrida sentindo a lesão que tenho. Lutei contra a dor e tentei correr forte, mas essas semanas sem correr para tratar a lesão acabaram fazendo falta. Mas estou muito feliz com meu resultado e creio que todos os objetivos deste ano tenham sido alcançados. Agora vou tirar umas férias bem curtas e me cuidar para a próxima temporada."
 
Seleção
 
O objetivo da Seleção Paranaense de Triathlon é elevar ainda mais o nível dos competidores locais. O time é formado pelo estado do Paraná por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Os patrocínios são da COPEL e SANEPAR. A FPTRI - Federação Paranaense de Triathlon - formou o grupo de alto-rendimento visando a disputa das principais provas do país e fortalecer ainda mais a modalidade na região. A seleção é composta por 4 homens e 1 mulher, todos entre 19 e 25 anos.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook