Pâmella e Anderson Pantoja vencem etapa, Carol é bi e Felipe campeão capixaba

A grande final do Campeonato Capixaba de Triathlon ocorreu na manhã deste domingo (20) / Foto: Pauta Livre

Vitória - A atleta da equipe olímpica do Brasil (Londres 2012 e Rio 2016), Pâmella Oliveira venceu a elite feminina na Grande Final do Campeonato Capixaba de Triathlon, disputada na manhã deste domingo (20), na Praia de Camburi, em Vitória, completando a prova, que teve distância standard (1.500/40/10) em 2.13:30. Em segundo lugar no feminino ficou Carolina Sardinha com 2.20:16 e em terceiro, Amanda Altoé com 2.33:23.
 
No masculino quem venceu foi Anderson Pantoja com o tempo de 2.10:22, ficando com a segunda colocação Felipe Annunciato com 2.10:29 e com a terceira Gerardo Pereira com 2.12:46. Participaram da competição 200 atletas.
 
Com os resultados da Grande Final, Felipe Annunciato,  somou 300 pontos com o descarte de um resultado e foi campeão capixaba pela primeira vez. Em segundo lugar ficou Rômulo Santos, bombeiro militar que reside em Campos (RJ) e trabalha em Cachoeiro do Itapemirim (ES). E em terceiro Gerardo Pereira.
 
No feminino, também com 300 pontos (com um descarte), conquistou o título de bicampeã capixaba Carolina Sardinha, ficando com o segundo lugar na temporada, Bruna Cangini que, contundida,  não disputou a Grande Final. Em terceiro ficou Amanda Altoé.
 
Pâmella Oliveira - Residindo em Portugal há quase sete anos, integrando o Projeto Rio Maior desenvolvido pela CBTri, mas que não terá continuidade em 2017, Pâmella Oliveira não vencia prova no Espírito Santo desde 2012 quando ganhou pelo quarto ano seguido o Triathlon do Exército.
 
Em 2013, quando “colidiu” com um ciclista aparentemente alcoolizado na mesma prova, fez, coincidentemente, sua última disputa de triathlon no Espírito Santo.
 
Voltando a morar em Vila Velha, Pâmella fez questão de prestigiar a disputa até mesmo para voltar gradativamente aos treinos. E, apesar de estar longe de sua forma física ideal, deu show de técnica.
 
Com o mar revolto abriu grande margem de frente na natação e partiu para o ciclismo com inteira tranquilidade. Pedalou forte e fez a transição para a corrida com vantagem confortabilíssima.
 
Cruzou tranquila a linha de chegada e foi bastante aplaudida pelos capixabas que curtiram momentos de êxtase com seu maior ídolo da modalidade novamente em ação em Vitória.
 
“Foi  bom demais voltar a competir aqui.  Amo minha terra. Quis muito fazer a prova para prestigiar a competição e voltar a treinar com ritmo mais intenso visando a temporada de 2017”, disse Pâmella.
 
“A natação exigiu demais de todo mundo e acabou sendo bom para mim que tenho desempenho, como se sabe, favorável nesta etapa devido à minha origem de nadadora. Estou feliz não somente pelo resultado, mas por voltar a competir no Brasil”, destacou a atleta.
 
“Em 2017 vou treinar e residir em Santa Catarina, na CPH, em Balneário Camboriú. Sempre treino por lá quando venho de Portugal e tenho certeza de que a adaptação será a melhor possível”, acrescentou Pâmella.
 
Duathlon em 2017 - Fera no ciclismo e na corrida, Anderson “Pará” Pantoja, especialista em duathlon, ultrapassou Felipe Annunciato na última volta da etapa de corrida. Foi seu “retorno” em grande estilo ao triathlon.
 
“Tenho dificuldades na natação e por isso deixei de lado as provas de triathlon nesta temporada me dedicando ao máximo ao duathlon. Hoje fui bem consistente e estive sempre entre os líderes após a etapa da natação. O resultado coroou o meu esforço”, avaliou.
 
“Para 2017 a meta é priorizar novamente o duathlon disputando provas na categoria de elite, tais como o Campeonato Brasileiro e o Powerman Brasil. Quero também representar o Brasil no Mundial”, disse o paraense de 35 anos que reside há sete anos no Espírito Santo e disputa provas de triathlon há três anos.
 
Campeões 2016 - Carolina Sardinha não escondeu a felicidade de vencer seu segundo título estadual.
 
“Sinto que meu amadurecimento é nítido. Evoluí bastante desde 2015 quando comecei a me dedicar ao esporte. Para 2017 a meta é arriscar um pouco mais, competindo na elite a partir do segundo semestre. Pode ser até que faça a estreia no 32º Triathlon do Exército”, disse Carolina.
 
Felipe Annunciato disse que sentiu o desgaste da temporada durante a prova. O atleta teve até indisposição estomacal. Mas a sensação é de dever cumprido.
 
“Atingi todas as minhas metas. Tive uma temporada maravilhosa coroada com o título antecipado do Estadual Capixaba. Agora vou descansar um pouco para em dezembro retornar a rotina de treinos visando a superar minhas marcas em 2017. Quero parabenizar o Anderson Pantoja, que treina comigo e tem me ajudando a evoluir na corrida. Fez uma grande prova e mereceu o resultado”, afirmou.
 
Quem também estava feliz com o desempenho era Gerardo Pereira. “São dez anos de Estadual, com cinco títulos, quatro segundos lugares e agora um terceiro”, comentou.
 
“O Estadual Capixaba atualmente é um dos cinco melhores do país”, acrescentou Gerardo.
 
Premiação em dinheiro  - O presidente da Federação Capixaba de Triathlon (FECATri), Márcio Moreira disse que o Campeonato Estadual de 2016 cumpriu todas as expectativas.
 
“Tivemos em todas as quatro etapas entre 200 e 250 atletas. Revelamos talentos e mantivemos os atletas da elite sempre motivados. Para 2017 vamos tentar patrocinadores para oferecer nas provas premiação em dinheiro, certamente um merecimento dos atletas que têm muitos gastos para poder tocar suas carreiras no esporte”, disse Márcio.
 
Classificação Etapa Grande Final
 
Feminino
 
Pâmella Oliveira 2.13:30
Carolina Sardinha 2.20:16
Amanda Altoé 2.33:23
 
Masculino
 
Anderson Pantoja 2.10:22
Felipe Annunciato 2.10:29
Gerardo Pereira 2.12:46
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook