Morte de Jackie Fairweather deixa triste o triathlon

Jackie Fairweather / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A comunidade do triathlon sofreu grande perda com o falecimento de Jackie Fairweather, na última segunda-feira. Campeã do mundo da ITU, candidata a Hall da Fama, membro do Conselho, gerente de Alto Desempenho,  treinadora, enfim, a contribuição da Fairweather para o triathlon foi imensurável. A sua morte é  sentida por atletas, treinadores, dirigentes, torcedores e toda a diretoria da ITU de forma ímpar.
 
Jacquilyn Louise Gallagher nasceu no dia 10 de novembro de 1967, em Perth, na Austrália. Em 1979, vivendo em Sydney, iniciou no atletismo em pequenas provas. Mudou-se para Brisbane em meados de 1980 e, em 1989, se formou na Universidade de Queensland. 
 
Em 1991, completou o curso de Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardíaca, na Universidade de  Illinois. Em 2001, ela se mudou para Canberra visando a assumir o cargo de treinador principal do recém-criado Instituto Australiano do Esporte desenvolvendo o Programa de Triathlon. Em 2004, ela se casou com Simon Fairweather, australiano medalhista de ouro no tiro com arco dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.  
 
Fairweather começou a competir em triatlhon em 1992 e alcançou a categoria de elite do Australian National Series logo em sua primeira temporada. Ela passou oito anos como triatleta profissional. Em 1996, tornou-se campeã mundial de triathlon, estabelecendo tempo recorde no campeonato de 1.50:52 em Cleveland, Ohio, Estados Unidos. Ela também ganhou o Mundial de Duathlon em 1996 para se tornar a única pessoa a conqusitar dois títulos mundiais no mesmo ano.
 
A grande atleta venceu o Campeonato Mundial de Duathlon novamente em 1999. Depois de perder os Jogos Olímpicos de Sydney, Fairweather decidiu seguir por um caminho diferente, se dedicando ao trabalho como treinadora de triathlon no Instituto Australiano de Desporto.
 
Ao invés de um papel tradicional de treinadora principal, Fairweather trabalhou como gerente de alto desempenho e diretora técnica para conduzir o triathlon na Austrália a novas alturas. Uma de suas primeiras discípulas foi ninguém menos do que Emma Snowsill. 
 
Ao se aposentar do triathlon, Fairweather partiu para um desafio pessoal: disputar maratonas. Começou na Maratona de Boston em 2001, completando o percurso em 2.35:46 e ficando em 11º lugar, se classificando para os Jogos da Commonwealth. Em 2005, ela venceu a Maratona de Gold Coast. E depois obteve sucesso em uma série de maratonas e meias-maratonas.
 
Fairweather era conhecida por sua abordagem analítica para o esporte e tenacidade para tentar algo diferente. Ela ajudou, por exemplo, a elaborar o formato da categoria júnior e o Campeonato Mundial Sub-23, com divisões etárias claras e a distância de sprint para os juniores.
 
E ela também estava atenta a uma nova era da ITU, com transmissão da web, iniciando em uma prova em 2004, e comentando nas próximas temporadas.
 
Ela continuou a trabalhar na Comissão Australiana de Esportes ( ASC ) até sua morte, mais recentemente como gerente de desempenho.
 
A notícia de sua morte abalou a comunidade triathlon da Austrália. Inúmeras homenagens foram postadas em mídias sociais nas quais ela foi descrita como uma lenda esportivo australiana e uma pessoa amorosa e lembrada por sua forte contribuição para a comunidade do triathlon .
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook