Manoel Messias e Vittoria Lopes vencem Copa Brasil de Sprint

Vittoria Lopes / Foto: Pauta Livre

Vila Velha - Manoel Messias (SP), campeão mundial júnior de 2015 e vice-campeão mundial sub-23 de 2016, foi o  campeão geral masculino da Grande Final da Copa Brasil de Sprint Triathlon, disputada neste domingo (16), na Praia de Itaparica, em Vila Velha, completando o percurso que teve 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, em 54:46.
 
Em segundo lugar geral no masculino ficou Iuri Vinuto (SP) com 55:32 e em terceiro chegou Flavio Queiroga (SP) com 55:33.
 
No feminino quem venceu foi a atleta da equipe olímpica do Brasil, reserva de Pâmella Oliveira (ES) nos Jogos Rio 2016, Vittoria Lopes (CE) que anotou 1.00:39. Em segundo lugar chegou Luisa Baptista (SP) com 1.03:51 e em terceiro, Barbara Santos (SE) com 1.04:19.
 
Curiosamente, embora sejam federados em São Paulo e tenham (os três) atingido o auge em suas carreiras no SESI (SP), um dos clubes que mais investem no Triathlon no Brasil, os três primeiros colocados no masculino foram revelados pela Federação Cearense (FETRIECE) no seu trabalho de base bastante reconhecido, assim como a campeã geral feminina, Vittoria Lopes.
 
As provas - No masculino, Wesley Matos (CE), campeão de 2015, liderou a natação, mas logo em seguida veio um grande grupo na transição, trazendo, dentre outros, Manoel Messias, que se manteve entre os primeiros no ciclismo e partiu para a corrida também no primeiro grupo.
 
Considerado um dos melhores corredores do triathlon mundial, Messias abriu boa margem de frente nesta etapa (corrida) e cruzou a linha de chegada com relativa folga.
 
“Estou muito feliz de vencer aqui. Participo de competições neste circuito há vários anos. Mas foi uma prova dura. Fui bem na natação apesar do mar sempre agitado e das ondas que dificultaram bastante. Fiz uma boa transição. Mantive-me entre os primeiros no ciclismo e na corrida pude abrir vantagem, forçando um pouco mais o ritmo já nas primeiras voltas”, destacou Manoel Messias.
 
“Embora seja considerado um bom talento na corrida, acho que sou fruto do trabalho muito profissional, de toda a minha equipe no SESI. Sem este trabalho, certamente, este talento não conseguiria sobressair”, disse ainda Manoel Messias.
 
No feminino, Vittoria Lopes venceu com relativa facilidade, ainda mais porque Luisa Baptista (SP), grande campeã do Triathlon do Exército de 2014, não conseguiu o  desempenho esperado na etapa de natação, ficando um pouco atrás.
 
Vittoria fez uma prova bem consciente, abrindo vantagem aos poucos, e cruzou a linha de chegada muito aplaudida pela torcida que veio em bom número do Ceará, além dos fãs capixabas.
 
“Liderei no ano passado durante a maior parte do tempo e fiquei em segundo. Em 2014 também fui vice e da mesma forma cheguei,  em alguns momentos, lutar pela primeira colocação. Em 2016 cruzo em primeiro e, sinceramente, sinto-me muito feliz. Foi a conquista da persistência e do trabalho forte em busca do aprimoramento”, avaliou Vittoria.
 
“Busquei fazer uma natação forte e consegui sair muito bem, na liderança. Fiz realmente um boa transição. No ciclismo e na corrida também tive consistência e consegui abrir vantagem. Foi uma prova muito bonita. E estou feliz em estar aqui”, finalizou Vittoria Lopes.
 
Capixaba na elite - Único capixaba na categoria de elite, Felipe Annunciato foi o nono colocado nesta categoria (elite) e  21º reunindo todas as categorias da prova geral (elite, sub-23 e júnior).
 
“Estou feliz com meu resultado. A natação foi muito difícil e acabei tendo que fazer muita força no ciclismo e também na corrida. Mas, de um modo geral, estou satisfeito com o TOP 10 na elite em minha estreia na categoria”, disse.
 
Copa Brasil Amador - Dentre os amadores os grandes campeões da Copa Brasil Sprint Triathlon (31º Triathlon do Exército), na prova que reuniu as seleções nacionais, foram Carolina Sardinha (ES) e Nicolas Cruz (SP).
 
“Treinei muito para os Mundiais do México e entrei sentindo-me preparada. Sofri uma queda na bike na última volta, mas consegui vencer a prova. Estou muito feliz não somente com meu resultado, mas também com o tempo que registrei”, disse a capixaba Carolina Sardinha, atual campeã estadual do ES, que foi segunda colocada geral em 2015 na prova.
 
“Foi uma prova muito boa, de alto nível técnico, na qual consegui colocar em pratica o que treinei”, destacou Nicolas Cruz (SP).
 
A disputa aberta do 31º Triathlon do Exército, que reuniu atletas que não foram selecionados por suas federações, mas participaram principalmente em homenagem ao 31º Triathlon do Exército, prova mais antiga da América do Sul, ainda sendo realizada, foi vencida pela capixaba Lila Tavares e pelo gaúcho Bernard Jung. Foi a primeira largada do dia.
 
Resultados
 
Masculino
 
Manoel Messias (SP) 54:46
Iuri Vinuto (SP) 55:32
Flavio Queiroga (SP) 55:33
Danilo Pimentel (PA) 55:39
Wesley Matos (CE)  56:07
 
Feminino
 
Vittoria Lopes (CE) 1.00:39
Luisa Baptista (SP) 1.03:51
Barbara Santos (SE) 1.04:19
Luma Guillen (SP) 1.05:14
Beatriz Aguiar (BA) 1.09:12
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook