Dupla da Seleção Paranaense de Triathlon é destaque na elite do Ironman

Os dois melhores amadores da prova em 2015, Fellipe Santos e Luís Ohde prontos para medir forças com atletas mais versáteis do triathlon / Foto: Rafael Dalalana

Florianópolis - Integrar a elite do Ironman Florianópolis, uma das provas mais difíceis e tradicionais do triathlon da América Latina, é um privilégio para poucos atletas. Neste domingo (29), Fellipe Santos e Luís Ohde, representantes da Seleção Paranaense de Triathlon, estarão pela primeira vez entre os cerca 30 atletas de 11 países que competem na categoria mais prestigiada da prova.
 
Apesar da pouca idade - Fellipe tem 25 anos e Luís 22 anos - , a dupla tem um histórico bem expressivo em provas de longa distância no circuito nacional e internacional, inclusive no próprio iron. Em 2015, Fellipe e Luís foram os dois melhores amadores da prova na capital catarinense e, posteriormente, terceiro quarto colocados, respectivamente, da categoria 18-24 anos do Mundial de Ironman, disputado em Kona, no Havaí. Com uma boa experiência na distância, as expectativas são as melhores possíveis para o fim de semana. 
 
"Será a quarta vez que participo da prova, mas a novidade é largar entre os profissionais. Estou me sentido bem, forte e confiante. Aumentei um pouco o volume de ciclismo e natação nos treinos, mantive um bom preparo na corrida. Espero fazer uma boa prova, abaixar meu tempo em relação ao ano passado (8h43min06s) e competir sorrindo, afinal estarei fazendo aquilo que mais gosto", contou Fellipe Santos. 
 
Além do percurso duríssimo de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida, a competição pode ser um pouco mais difícil devido às condições climáticas previstas para o domingo. A temperatura deve variar entre 16 e 21 graus no horário da prova e pancadas de chuva podem ocorrer à qualquer momento. Ainda assim, o otimismo prevalece. "A ansiedade está batendo, mas fiz treinos melhores e com mais qualidade esse ano. Estou mais veloz do que em 2015 e com equipamentos novos para competir, graças aos meus apoiadores, o que ajuda muito na hora da prova", destacou Luís Ohde, que na temporada passada finalizou o percurso em 8h37min32s, 14º colocado geral. 
 
O Ironman Florianópolis 2016 tem status de Sul-Americano da modalidade e será classificatório para o Mundial de Ironman no Havaí, que será no fim do ano. 
 
Challenge Salou Costa Daurada - Ainda no domingo (29), outro integrante da Seleção Paranaense de Triathlon estará em ação em uma tradicional prova longa de triathlon. Eduardo Lass encara o Challenge Salou Costa Daurada, na Espanha, na distância equivalente a metade de um Ironman - com 1.900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida. "Estou indo preparado para enfrentar uma prova dura e bastante competitiva. mesmo não sendo uma distância que tenho muita experiência, vou para fazer o meu melhor", destacou o atleta, que há duas semanas venceu a primeira etapa do Campeonato Parananense de Triathlon Olímpico.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook