Carol e Léo são campeões de 2015 e Pâmella prestigia final

Leonardo Rodrigues e Carolina Sardinha comemoram depois da prova / Foto: Pauta Livre

Vitória - O paulista Marcus Vinícius Fernandes, ex-integrante da Seleção Brasileira, confirmou o favoritismo e venceu a Grande Final do Campeonato Capixaba de Triathlon, disputada na manhã deste domingo (15), na Praia de Camburi, em Vitória, completado a prova, que teve distância standard (1.500/40/10), em 2.04:08. Em segundo lugar chegou Leonardo Rodrigues (ES) com 2.06:00 e em terceiro Dinervison de Souza (ES) com 2.07:65.
 
No feminino, o primeiro lugar ficou com Carolina Sardinha (ES) com o tempo de 2.31:35. Em segundo lugar chegou Amanda Altoé (ES) com 2.36:37 e em terceiro Agatha Bolzan (ES) com 2.39:41. A bicampeã capixaba, Lila Tavares, grávida de três meses, terminou a prova na quarta colocação.
 
Com a realização da quarta etapa, o Campeonato Capixaba terminou com Leonardo Rodrigues conquistando o tricampeonato com 400 pontos. Em segundo lugar ficou Gerardo Pereira com 325 pontos e em terceiro Dinervison de Souza com  310 pontos. Leonardo Rodrigues venceu três das quatro etapas realizadas.
 
No feminino, a campeã foi Carolina Sardinha com 370 pontos, ficando em segundo lugar Lila Tavares com 340 pontos e em terceiro, Amanda Altoé com 310 pontos. Carolina Sardinha venceu uma etapa, chegou em segundo lugar em uma etapa e em terceiro em duas etapas. Lila venceu duas etapas e foi quarta colocada em duas outras etapas. A quarta etapa, denominada a “Grande Final”, teve pontuação dobrada, conforme regulamento do Estadual.
 
A prova masculina foi amplamente dominada por Marcus Fernandes, bicampeão do Triathlon Internacional de Santos e considerado um dos melhores do país na atualidade. Ele liderou a etapa de natação e ampliou a distancia no ciclismo e na corrida. Marcus veio ao Espírito Santo a convite da Federação Capixaba de Triathlon (Fecatri) e um dos seus patrocinadorores que tem sede no Estado. O paulista de Avaré, que já fez parte do Projeto Rio Maior da CBTri, em Portugal,  mostrou muita satisfação de competir em solo capixaba. “Venci aqui em Camburi uma das etapas do Brasileiro de Triathlon em 2011 e em Vila Velha, o Triathlon do Exército de 2013. Gosto de disputar provas aqui onde tenho muitos amigos. Quando fui convidado aceitei logo, visando a prestigiar o evento”, destacou. “A prova foi excelente, exigiu bastante por causa do forte calor, principalmente no ciclismo e corrida, e fico feliz em chegar em primeiro. Agora é descansar para encarar o Challenge de Maceió no final deste mês. Para 2016, minha prova alvo é o Meio Ironman 70.3 da Austrália”, disse.
 
Mas quem comemorou mesmo foi o capixaba Leonardo Rodrigues. É que, como Marcus Fernandes não soma pontos para o ranking local, Rodrigues acabou chegando em primeiro em relação à premiação do campeonato, assegurando o seu terceiro título. “É uma felicidade imensa que sinto, conseguindo atingir todas as metas traçadas. Consegui a minha “Tríplice Coroa”. Fui, na minha faixa etária, tricampeão brasileiro de triathlon sprint (750/20/5) e bi de aquathlon e quarto colocado no Mundial de Sprint Triathlon, disputado em Chicago, nos Estados Unidos", disse. "Venci ainda o Troféu Brasil em minha categoria e sagrei-me tricampeão do Estadual. Só tenho que comemorar. Tricampeão: 2010, 2012 e 2015. E em 2016 minha meta é buscar o tetra e subir ao pódio no Mundial do México”, disse Leonardo Rodrigues, que é professor da UFES, de Educação Física, ministrando a disciplina Triathlon; dono de loja de suplementos e chefe de equipe de competição, dentre outras coisas atividades.
 
No feminino,  Carolina Sardinha, mesmo não liderando na natação, fez uma etapa excelente de ciclismo (apesar de ter caído da bicicleta) e na corrida assumiu a ponta para não perder mais, cruzando a linha de chegada sob aplausos de parentes e amigos. Escrivã da Polícia Civil, Carolina confessa que não esperava conquistar o título já em 2016. “Busco crescer de forma gradativa no esporte. Treino sempre com responsabilidade. Sei que tenho que aprimorar alguns fundamentos do triathlon. Mas trabalho duro e com seriedade, então, tive meu esforço premiado”, avaliou.
 
Carolina pode terminar a temporada de 2015 como maior vencedora do Espírito Santo, já que pode sagrar-se também bicampeã capixaba de duathlon. “Tento sempre fazer o melhor. Superar-me. Dar o meu máximo. Sofri uma queda terrível de bicicleta por causa do vento, mas não abri mão de completar a prova e lutar para poder chegar em primeiro. Sofri com as escoriações, com as dores, mas fui até o fim”, comemorou.
 
Pâmella prestigia a prova -  Maior atleta da história do triathlon capixaba, Pâmella Oliveira fez questão de prestigiar a Grande Final do Campeonato Capixaba ao lado de amigos, parentes e da mãe Ana Lúcia. Posando para fotos, dando autógrafos, a atleta olímpica do Brasil, que reside e treina no CT de Rio Maior, em projeto da CBTri, visando aos Jogos Olímpicos, muito atenciosa, aproveitou para se despedir do Espírito Santo.
 
“Vou para o Rio para atividades do Exército, depois sigo para Portugal onde inicio meus treinos de base. Amo  passar este período aqui no Estado, sempre desenvolvendo alguma atividade física, mas também revendo os amigos e curtindo a minha mãe e parentes. Agora é hora de voltar e treinar duro”, disse a primeira do Ranking Nacional há vários anos e nona na recente Copa do Mundo de Triathlon da Coréia do Sul. Curiosamente Pâmella Oliveira e Marcus Fernandes são sargentos do Exército Brasileiro.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook