Brasileiros vencem no Itaipu 70.3 Ironman Brasil Paraguay 2016

Paranaense Bruno Joaquim e a paulista Rosecler Costa foram os melhores na disputa deste sábado, num dia de muito calor em Itaipu / Foto: Fábio Falconi

Foz do Iguaçu - O triatlo nacional foi o destaque no Itaipu 70.3 IRONMAN Brasil Paraguay, terceira etapa do Circuito IRONMAN no país. Neste sábado (27), na Itaipu Binacional, Bruno Joaquim, de Curitiba (PR), e Rosecler Costa, de Santos (SP), ficaram com os títulos da disputa.
 
Em um dia de temperatura elevada, ele completou os 1,9 km de natação, 90,1 km d ciclismo e 21.1 km de corrida, percurso todo dentro do complexo, com o tempo de 4h07min00seg, quase cinco minutos à frente do segundo colocado. Já a campeã marcou o tempo de 4h41min01seg, dois minutos e meio na frente da vice-campeã.
 
A terceira edição do Itaipu 70.3 IRONMAN Brasil Paraguay, que distribuiu 40 vagas para o IRONMAN 70.3 World Championship 2017, confirmou a evolução do evento, realizado em uma das sete maravilhas do mundo moderno. A competição, totalmente focada na Faixa Etária, reuniu cerca de 650 atletas de 18 países e teve como novidade a largada em ondas. Na opinião de Carlos Galvão, diretor-geral, a mudança veio para ficar. 
 
"A largada em ondas faz com que a prova seja mais justa e mais segura, especialmente em um momento crítico e tenso. Ela veio para ficar e teremos em todos os eventos IRONMAN. Agora, nossa meta é trabalhar forte para trazer mais atletas e países, pois esta é uma das melhores provas do mundo, sem dúvida nenhuma", destacou o organizador, responsável por todas as disputas do Circuito no país.
 
Apesar do forte calor, os triatletas impuseram um ritmo forte desde o começo, na largada na cidade paraguaia de Hernandarias, conseguindo melhorar bem as marcas em relação à edição do ano passado. Bruno esteve sempre na frente e ganhou com boa vantagem sobre os demais. A segunda colocação ficou com o paulista Marcos Vinicius de Faria - terceiro no ano passado -, com 4h11min53seg, e a terceira com o gaúcho Thiago Menuci, 4h14min11seg.
 
"Foi uma prova boa e bastante dura, com pedal travado devido as várias subidas, o mesmo acontecendo na corrida. Fiz uma preparação especial, treinando justamente para isso, pois sábia que a natação não seria complicada por ser na represa. Foi um ano com muitas lesões mas, logo na minha primeira grande competição após o retorno, consegui vencer e isso me deixou bastante contente", destacou Bruno, de 31 anos, três deles dedicados ao triatlo.
 
A conquista de Rosecler foi mais difícil, já que outras duas competidoras estavam na briga. Mas a triatleta santista virou o jogo a partir do quilômetro 9 da corrida e garantiu sua primeira vitória no Itaipu 70.3 IRONMAN Brasil Paraguay. A vice-campeã foi a paulista Maria Cecília Carvalho, com 4h43min31seg, e a terceira foi a mineira Claudia Dumont, com 4h46min57seg.
 
"Prova maravilhosa, com um cenário fantástico e muito difícil. Por isso escolhi ela para treinar para o Mundial IRONMAN de Kona, no qual vou competir em outubro. Exigiu uma baita preparação de cabeça. É você e Deus e adoro disputas assim", declarou. "Foi um ano confuso, pois não consegui fazer nenhum ‘iron e sou apaixonada por provas longas. Mas faz parte e temos de passar por isso", finalizou.
 
Programação
 
28 Agosto - Domingo - Itaipu Binacional
 
9h - 12h - EXPO - IRONMAN(CRV Brasil - Chegada)
9h - 12h - Achados e Perdidos (CRV Brasil - Secretaria Ironman)
9h - Premiação Faixa Etária (CRV Brasil - Tenda Médica)
10h30 - Vagas Ironman 70.3 World Championship (CRV Brasil - Tenda Médica)
 
Resultados 2016
 
Masculino
1) Bruno Joaquim (BRA), 4h07min00seg
2) Marcos Vinicius de Faria (BRA), 4h11min53seg
3) Tiago Menuci (BRA), 4h14min11seg
 
Feminino
1) Rosecler Costa (BRA), 4h41min01seg
2) Maria Cecília Carvalho (BRA), 4h43min31seg
3) Claudia Dumont (BRA), 4h46min57seg
 
Mais informações no site oficial, www.ironmanbrasil.com.br
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook