Um bandeirinha no Circuito Caixa em Curitiba

Murilo Klein: árbitro, técnico e corredor de rua / Foto: Patrícia Phillips

Rio de Janeiro - No gramado e no asfalto, Murilo Klein passa os dias correndo. Durante a semana, treina os atletas da V8 Assessoria Esportiva, equipe que estará na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas CAIXA, no dia 29. Aos domingos, quando não está disputando provas na região, atua como árbitro da Federação Paranaense de Futebol em jogos da Série A do torneio amador. 

"A corrida ajuda muito no meu preparo físico para as partidas de futebol. Enquanto os jogadores correm de 7 a 11 km, em média, durante os 90 minutos, os árbitros podem correr até 14 km. E isso sem sofrer lesões ou ter câimbras", explica Murilo. A atuação como bandeirinha rende brincadeiras entre os colegas de corrida de rua. "Já me falaram que, se eu errar na arbitragem, posso sair correndo porque ninguém me pega", conta, bem-humorado.
 
Corredor desde 2005, Murilo fez o curso de arbitragem no mesmo ano em que concluiu o curso de Educação Física, em 2009, e foi chamado pelo treinador Vítor Bertoli para integrar a V8. Atualmente, prepara os atletas da assessoria para o Circuito CAIXA, que completa dez anos de história em 2013 e terá em Curitiba sua 80ª corrida. 
 
"Será o quarto ano consecutivo em que a V8 participará da prova. Neste ano, teremos cerca de 40 atletas, quase o dobro dos outros anos. Quem já correu, gostou e incentiva os outros a participar. Muitos querem melhorar suas marcas em relação ao ano passado, superar o próprio limite", conta o treinador. "A equipe é muito competitiva, tanto que é conhecida como a assessoria dos rapidinhos porque uma boa porcentagem dos atletas faz os 10 km na casa dos 43 minutos."
 
Desafio em família
 
Atleta da V8, Gilberto Sohn terá uma companhia especial na prova de Curitiba do Circuito CAIXA, dia 29: a esposa Andrea e o filho Gilberto. Será a primeira vez que os três correrão juntos e a escolha foi feita a dedo para servir como preparação para a São Silvestre, principal objetivo do trio para este ano.
 
"Vai ser muito bom. A minha ideia é correr acompanhando a Andréa e o Gilberto. Quero incentivar o meu filho a buscar uma vida mais saudável. Ele tem 21 anos e é sedentário, já está com sobrepeso", explica Gilberto, também ex-sedentário que sofria as consequências do excesso de peso. "Comecei a correr há cinco anos para melhorar minha saúde porque o médico disse que se eu não me mexesse, morreria mais cedo. No primeiro ano foi difícil de acostumar, mas agora já viciei na corrida", revela.
 
Com a corrida, o estresse gerado pelo trabalho na área comercial também diminuiu, de acordo com Gilberto. O atleta, que começou disputando provas de 5 km, fez sua primeira maratona em 2012, em Berlim, e contagiou a esposa com a paixão pelo esporte. "Ela começou a me acompanhar no ano passado, mas parou devido a uma lesão. Está voltando agora e a corrida da CAIXA será um recomeço". 
 
Inscrições para o Circuito CAIXA em Curitiba
 
Acesse: www.circuitocaixa.com.br
Até 22/9: R$ 60,00 - desconto de 50% para maiores de 60 anos
 
O Circuito CAIXA já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8) e Porto Alegre (1º/9). Depois de Curitiba, segue ainda para Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook