Trio do Cruzeiro quer dominar Circuito Caixa em Porto Alegre

Ivanildo "Gomes" (dir.), com Giomar Pereira  / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Porto Alegre - Líder isolada do ranking brasileiro de corrida de rua, Roselaine de Souza Silva é a principal "arma" do Cruzeiro na briga pelo pódio do Circuito de Corridas Caixa em Porto Alegre, neste domingo (1º/9). Para chegar à vitória, o clube mineiro ainda contará com Ivanildo Gomes dos Santos, vice-líder do ranking masculino, e Justino Pedro da Silva, uma das revelações desta temporada. A largada será dada às 9 horas na Av. Edvaldo Pereira Paiva, no Parque Marinha do Brasil, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Após duas semanas de tratamento intensivo na sede do clube em Belo Horizonte, devido a uma lesão na panturrilha, Roselaine de Souza Silva está recuperada e pronta para competir. "Ela foi liberada pelo médico nesta segunda-feira, e está 100%. Vai para a corrida do Circuito Caixa em Porto Alegre com chances de fazer um resultado muito bom", garante o técnico da equipe, Alexandre Minardi. 
 
A fundista corre contra o tempo: terá apenas quatro dias de preparação em Caraguatatuba, sua cidade natal, no litoral paulista, para a etapa gaúcha da competição. Roselaine, que acumula 352 pontos na liderança do ranking brasileiro, subiu ao pódio em nove das 13 provas que disputou nesta temporada. Foi a melhor brasileira na Meia Maratona de Florianópolis e nas etapas de Goiânia e de Salvador, com o segundo lugar nas três corridas. Fez o mesmo em Campo Grande, onde chegou em terceiro. E ainda venceu a Corrida Internacional 9 de Julho, em Roraima, na dobradinha com o colega de clube, Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes.
 
Vice-líder do ranking brasileiro com 254 pontos, Ivanildo quer repetir a proeza em Porto Alegre com Roselaine. "Ele também tem toda a possibilidade de vencer o Circuito Caixa, neste domingo", destaca o técnico Alexandre Minardi. "O Gomes surpreendeu na Meia Maratona de Belo Horizonte, chegando a liderar a prova com uma vantagem de 300 metros sobre o queniano Joseph Aperumoi. Terminou em terceiro lugar, mas mostrou que está muito bem".
 
Estreante desta temporada no Circuito Caixa, pelo Cruzeiro, Justino Pedro da Silva é o sexto colocado no ranking brasileiro, com 160 pontos, mostrando uma rápida evolução. O fundista, de 28 anos, foi o segundo melhor brasileiro (4º geral) na Meia Maratona de Fortaleza e vice-campeão da Meia Maratona da Bahia, atrás apenas de Giomar Pereira, líder do ranking e companheiro de equipe. "O objetivo, para ele, é terminar a prova em Porto Alegre entre os três primeiros", observa Minardi.
 
O Circuito CAIXA já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8) e Recife (11/8). Depois de Porto Alegre, segue ainda para Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook