Nova geração disputa Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil

A segunda edição da Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil acontece entre 17 e 24 de julho, na cidade de Jundiaí (SP) / Foto: Rafael SilvaSão Paulo - O rugby brasileiro atravessa o melhor momento de sua história, dentro e fora do campo. Todas as seleções conquistaram resultados expressivos e o esporte segue evoluindo com novos patrocinadores e interessados. É neste panorama que será realizada a segunda edição da Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil, entre 17 e 24 de julho, na cidade de Jundiaí (SP).

A maior competição das categorias de base do Brasil reunirá equipes das categorias M17 (até 17 anos de idade) e M19 (de 17 a 19 anos) na categoria Rugby XV. São Paulo venceu a disputa de 2010 na categoria M-19 e novamente vai com três seleções para esse ano. Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais completam a lista de seleções estaduais do torneio.

A novidade será a categoria M17, que terá a presença de duas equipes do estado de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e uma Rio Grande do Sul.

"Não consigo ver limites para os novos jogadores de rugby do Brasil. Sem dúvida, cada jogador das categorias de base de hoje conhece muito melhor este esporte do que eu conhecia quando tinha essa idade", analisou Fernando Portugal, 30 anos, capitão da seleção brasileira de Sevens e um dos principais jogadores da Seleção de XV.

As partidas da Copa Cultura Inglesa serão no campo do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Jundiaí, em dois tempos de 15 minutos. "O rugby brasileiro está em um momento de ascensão e devemos continuar olhando para os novos valores. Destes campeonatos sairão atletas que jogarão por nossas seleções e podem representar o Brasil nos Jogos Olímpicos em 2016", afirmou Antonio Martoni, Gestor de Alto Rendimento Masculino da CBRu.

Melhor temporada da história - A temporada 2011 é a melhor de todos os tempos do rugby brasileiro. A seleção masculina de Sevens finalizou com sucesso a primeira excursão na Europa no último sábado. Foram dois terceiros lugares nos torneios de Newquay e Middlesex (este disputado no Estádio de Twinckenham), contra alguns dos principais times do mundo.

"Chegamos pela primeira vez ao coração do rugby mundial com respeito conquistado dentro de campo. Onde mostramos que em nosso país o rugby está se desenvolvendo com qualidade de jogo. Com certeza foi uma surpresa para as potências do esporte ver o Brasil jogando em bom nível e abrindo os olhos de quem não se sentia ameaçado com nosso crescimento", comentou Moisés Duque, um dos destaques da seleção.

Além disso, a equipe venceu a Argentina, pela primeira vez na história, Uruguai, Chile e Paraguai, nesta temporada e já tem vaga garantida nos Jogos Pan-Americanos em outubro. O selecionado feminino conquistou o heptacampeonato sul-americano e realizou também com sucesso excursão no exterior. E a seleção masculina de XV fez boa campanha no Sul-Americano deste ano.

A Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil é uma realização da Confederação Brasileira de Rugby. O campeonato tem patrocínio da Cultura Inglesa e co-patrocínio da Topper, Bradesco, CCR, Terapêutica e Probiótica, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, 12º G.A.C., Wally’s Rugby e Winner Publicidade.

Serviço - Para chegar ao campo do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), saindo de São Paulo (sentido interior), deve pegar a saída para Jundiaí/Anhanguera. Antes de chegar à Anhanguera, pegar a marginal (seguir placa 12º GAC). O campo fica mais um 1 km à frente. A entrada é gratuita.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook