Gustavo Borges entra para o Hall da fama da natação

Nadador brasileiro entra pro Hall da fama da natação / Foto: Luciano Finotti São Paulo - O nadador Gustavo Borges definitivamente terá seu nome imortalizado entre os maiores atletas da natação mundial de todos os tempos. O medalhista olímpico entrará neste sábado (12), em Fourt Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para o Hall da Fama da natação internacional (International Swimming Hall of Fame). O paulista de Ituverava é o segundo nadador do Brasil a ser homenageado, se igualando à lendária Maria Lenk. No currículo estão quatro medalhas olímpicas e 19 nos Jogos Pan-Americanos, feito que ainda o coloca como o atleta com o maior número de medalhas na competição continental.

 

"Realmente, o Hall da Fama é o maior prêmio para um atleta após a carreira esportiva. Assim como as medalhas olímpicas, a homenagem ficará na memória. Estarei presente com amigos e pessoas que contribuíram para os meus resultados durante a época de competição. Estar ao lado de grandes estrelas da natação mundial me deixa cheio de orgulho e com um sentimento muito gostoso de que valeu a pena todo esforço", relata Gustavo Borges, que terá seu nome ao lado de nomes de peso da natação, como Matt Biondi e Mark Spitz.

O nadador de 39 anos viaja nesta quarta-feira (9) para a Flórida, local da cerimônia, e levará filhos, esposa e pais ao evento. Treinador de Gustavo na década de 90, Jon Urbancheck também estará presente. "Valorizo muito a história do esporte e o Hall da Fama faz com que essa memória continue viva na mente dos apaixonados. Será uma experiência incrível e já estou com um friozinho na barriga, que era uma sensação reservada às grandes competições", comemora Gustavo Borges, que começou a nadar em 1982, com 10 anos, em sua cidade natal, Ituverava.

História na modalidade Gustavo Borges tem de sobra. Além das quatro medalhas olímpicas, o nadador teve a honra de ser o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos de Atenas/2004. No Pan, foram 19 medalhas em quatro edições. O atleta ainda ganhou 31 medalhas em Copas do Mundo. O nadador está entre os 10 atletas latino-americanos mais destacados e faz parte do Comitê da Federação Internacional de Natação - FINA.


Medalhas olímpicas

Prata - 100m livre em Barcelona/1992

Prata - 200m livre em Atlanta/1996

Bronze - 100m livre em Atlanta/1996

Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000


O Hall da fama - O International Swimming Hall of Fame é uma organização sem fins lucrativos localizado em Fort Lauderdale, no estado norte-americano da Flórida. O objetivo da entidade é usar a natação como ferramenta para bem-estar, qualidade de vida e segurança na água. O espaço nos Estados Unidos é dedicado à memória e reconhecimento dos nadadores que brilharam nas piscinas mundiais, além dos mergulhadores, jogadores de pólo aquático, nado sincronizado, e as pessoas envolvidas em atividades de salvamento e educação. Na Flórida, paralelamente à cerimônia de indicação ao Hall da Fama, está sendo disputado o Grand Prix da FINA de saltos ornamentais. A equipe brasileira estará na disputa com a presença de atletas classificados para os Jogos de Londres.


Método Gustavo Borges - O medalhista olímpico desenvolveu um método para ensino de natação e conta com mais de 30 mil alunos nas academias espalhadas pelo Brasil. As crianças que têm contado com a modalidade aprendem todos os fundamentos passados por professores qualificados e treinados para aplicar o sistema. São mais de 200 licenciados em academias, clubes e escolas.

No ano passado, o atleta firmou parceria com o também campeão olímpico sul-africano Ryk Neethling, e deu início, no exterior, ao Método Gustavo Borges, desenvolvido sob a supervisão do técnico William Urizzi.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook