Os 120 integrantes do Brasil usarão uniforme verde e amarelo na abertura

Charme, despojamento e brasilidade/ Foto: DivulgaçãoCharme, despojamento e brasilidade/ Foto: Divulgação 

Londres- Liderada pelo porta-bandeira Rodrigo Pessoa, a delegação brasileira terá aproximadamente 120 integrantes na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Na celebração, que acontece, nesta sexta-feira, 27 de julho, às 17h (horário de Brasília), o Time Brasil será representado por atletas do atletismo, basquete masculino, boxe, ciclismo, esgrima, hipismo CCE, hipismo saltos, levantamento de peso, remo, saltos ornamentais, tênis, tiro esportivo, vôlei masculino e vôlei de praia. Os atletas das demais modalidades optaram por descansar e se poupar para o início das competições. A abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 terá duração de cerca de três horas, com a presença de 80 mil espectadores no Estádio Olímpico.

 

Os atletas brasileiros se reunirão na entrada do prédio do Time Brasil na Vila Olímpica e, assim como todas as outras delegações, seguirão andando por um trajeto de 1,5 quilômetro rumo ao Estádio Olímpico. Neste ano, por determinação da organização do evento, os países poderão desfilar com apenas um oficial por modalidade classificada. Assim, o Brasil terá 32 oficiais desfilando. Esta é uma solicitação do Comitê Organizador Local para diminuir o tempo dos desfiles.
 
Tradicionalmente, o desfile dos atletas obedece à ordem alfabética na língua local. A Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, abre o desfilo, enquanto o país sede dos Jogos encerra.
 
Medalha de ouro em Atenas 2004, Rodrigo Pessoa viverá um momento especial ao liderar a delegação brasileira na abertura dos Jogos. “Este é um momento muito especial na minha carreira. Disputar os Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta e estar à frente da delegação na Cerimônia de Abertura é um momento de muita honra. Depois de três medalhas olímpicas e na minha sexta participação nos Jogos, carregar a bandeira do país coroa a minha história olímpica”, disse o cavaleiro de 39 anos.
 
Rodrigo disputou sua primeira edição de Jogos Olímpicos aos 19 anos, em Barcelona 1992. Ao todo, o ginete possui três medalhas olímpicas. Além do ouro em Atenas, Rodrigo conquistou o bronze por equipe em Sidney 2000 e Atlanta 1996.
 
O uniforme de desfile que o Time Brasil usará na solenidade traz charme, despojamento e um forte conceito de brasilidade, a partir das cores da nossa bandeira. O conceito do uniforme de desfile foi concebido pelo Departamento Cultural do Comitê Olímpico Brasileiro e desenvolvido com a consultoria da designer de moda Eliza Conde. Os atletas vestirão uma versão básica com blazer navy, camisa branca e echarpe de batik azul e amarelo feito com malha de algodão orgânico. Os homens trajarão calça e as mulheres saia lápis, ambas as peças nas cores verde ou amarela.
 
A Cerimônia de Abertura terá a direção de Danny Boyle, do premiado filme "Quem quer ser um milionário", e foi batizada de "Verde e Agradável". 
 
Veja todos os porta-bandeiras do Brasil em Jogos Olímpicos:
 
Antuérpia 1920 - Afrânio Antônio da Costa (Tiro Esportivo)
 
Paris 1924 - Alfredo Gomes (Atletismo)
Los Angeles 1932 - Antonio Pereira Lira (Atletismo)
Berlim 1936 - Sylvio de Magalhães Padilha (Atletismo)
Londres 1948 - Sylvio de Magalhães Padilha (Atletismo)
Helsinque 1952 - Mario Jorge da Fonseca Hermes (Basquete)
Melbourne 1956 - Wilson Bombarda (Basquete)
Roma 1960 - Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo)
Tóquio 1964 - Wlamir Marques (Basquete)
Cidade do México 1968 - João Gonçalves Filho (Polo aquático)
Munique 1972 - Luiz Cláudio Menon (Basquete)
Montreal 1976 - João Carlos de Oliveira (Atletismo)
Moscou 1980 - João Carlos de Oliveira (Atletismo)
Los Angeles 1984 - Eduardo Souza Ramos (Vela)
Seul 1988 - Walter Carmona (Judô)
Barcelona 1992 - Aurélio Miguel (Judô)
Atlanta 1996 - Joaquim Cruz (Atletismo)
Sidney 2000 - Sandra Pires (Vôlei de praia)
Atenas 2004 - Torben Grael (Vela)
Pequim 2008 - Robert Scheidt (Vela)
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook