Com Brasil ainda fora, Índia e Coreia do Sul se classificam no hóquei

Capitão indiano Sardar Singh classificou o resultado como "um dos maiores momentos de sua carreira" / Foto: Getty Images / Suhaimi AbdullahCapitão indiano Sardar Singh classificou o resultado como "um dos maiores momentos de sua carreira" / Foto: Getty Images / Suhaimi Abdullah

Rio de Janeiro - A Índia e a Coreia do Sul são as primeiras equipes de hóquei sobre grama classificadas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A seleção masculina indiana e a equipe feminina sul-coreana asseguraram a vaga com a conquista do título dos Jogos Asiáticos, o primeiro torneio classificatório Olímpico do esporte, disputado em Incheon, na Coreia do Sul.
 
No masculino, a disputa pela medalha de ouro e pela vaga Olímpica representou mais um capítulo da histórica rivalidade entre a Índia, dona de onze medalhas Olímpicas, e o Paquistão, tricampeão Olímpico e então campeão asiático. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, os indianos venceram a disputa de pênaltis por 4 a 2. A Coreia do Sul ficou em terceiro lugar.
 
“É um dos maiores momentos da minha carreira. Viemos dispostos a vencer os Jogos Asiáticos e conquistar a classificação para os Jogos Rio 2016 e conseguimos”, comemorou o capitão Sardar Singh.
 
No torneio feminino, a seleção da casa levou a melhor. Impulsionada pela torcida, a Coreia do Sul derrotou a China por 1 a 0 e ficou com o título e a vaga Olímpica. O gol que deu às sul-coreanas, donas de duas medalhas de prata Olímpicas, o primeiro ouro nos Jogos Asiáticos desde 1988 foi marcado por Kim Darae. A Índia ficou com o bronze.
 
“É como um sonho para nós. Estava na equipe nos dois últimos Jogos Asiáticos e foi muito ruim perder na final. Essa vitória é muito especial para mim. Vou deixar o time feliz porque conquistamos o ouro na minha última partida”, disse Park My-Hyun, que encerrou sua carreira na seleção coreana após 210 participações.
 
Os torneios masculino e feminino de hóquei sobre grama contarão com 12 seleções nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Cinco vagas serão definidas em competições continentais, como os Jogos Asiáticos, e seis por meio da Liga Mundial 2014/2015. 
 
A vaga restante é destinada ao Brasil, que teoricamente não está classificado. O país-sede dos Jogos Rio 2016 precisa alcançar posições determinadas pela Federação Internacional de hóquei sobre grama (FIH) para conquistá-la.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook