Novidades esperam oportunidades para surpreender no Mundial
Brasília - A convocação da Seleção Feminina de Handebol para o Torneio Quatro Nações, que começa nesta sexta-feira (27) e vai até domingo (29), e para o Mundial da Dinamarca, de 5 a 20 de dezembro, contou com duas novidades. A ponta esquerda Larissa Araújo e a armadora direta Bruna Paula foram surpreendidas ao serem chamadas pelo técnico Morten Soubak para representar o Brasil no principal campeonato do ano. Agora, já treinando com a equipe em Brasília (DF), as jovens atletas querem mostrar toda a eficiência.
Bruna, a mais nova do grupo com 19 anos, teve uma evolução muito rápida na carreira. A atleta disputou competições com a Seleção Juvenil no ano passado e, com o grande desempenho nos campeonatos nacionais, foi chamada para as duas últimas convocações da Seleção Adulta antes da lista final para o Mundial. "A convocação foi surpreendente. Não esperava chegar tão cedo na Seleção Adulta, mas agora que estou aqui vou fazer o meu melhor. Evolui bastante durante os treinamentos e mostrei que posso melhorar ainda mais", afirmou a jogadora do São José (SP).
Já Larissa fez o caminho inverso de Bruna. Ela passou por todas as categorias de base e havia ficado de fora apenas de duas convocações no ano (Jogos Pan-Americanos e Desafio das Campeãs). "Sempre lutei muito para estar na Seleção e 2015 foi um ano ótimo para mim. Agora que surgiu essa oportunidade única de estar no Mundial, quero aproveitar da melhor forma possível", disse a atleta da UnC/Concórdia (SC), que destacou a importância do Torneio Quatro Nações como preparação para o Mundial. "Vamos enfrentar times fortes para chegar ainda mais preparadas e focadas ao Mundial. Teremos jogos muito difíceis na Dinamarca. Vamos estrear contra a Coreia do Sul, que tem um estilo de jogo diferente do nosso", acrescentou.
Bruna também prevê dificuldades na Dinamarca, mas confia que pode ser uma surpresa para as adversárias. "Acredito que o Mundial será marcado pelo equilíbrio, mas por sermos as atuais campeãs, todo mundo vai querer vencer o Brasil. As adversárias vão vir com tudo, mas temos que entrar em quadra com mais vontade que elas", declarou a atleta, destacando um possível benefício por ser a mais jovem do grupo. "As jogadoras mais novas têm a vantagem de serem desconhecidas pelas outras equipes. Podemos surpreender nas partidas, pois as adversárias não conhecem as nossas características", concluiu.
Ingressos - Os ingressos para o Torneio Quatro Nações Feminino serão trocados por 1kg de alimento não perecível até às 18h desta sexta-feira (26), no ponto montado no portão 5 do Ginásio Nilson Nelson, e nos dias dos jogos, caso ainda tenha disponibilidade. Os ingressos serão válidos para a rodada dupla que será realizada no dia correspondente. O limite de troca será de cinco ingressos por pessoa para cada rodada.
Seleção Brasileira Feminina
Goleiras: Bárbara Arenhart "Babi" (Nykobing F. Handboldklub - Dinamarca) e Mayssa Pessoa (Bucareste - Romênia).
Pontas: Alexandra Nascimento "Alê" (Baia Mare - Romênia), Célia Costa (Metodista/São Bernardo - SP), Fernanda França (Bucareste - Romênia), Jéssica Quintino (MKS Selgros Lublin - Polônia) e Larissa Araújo (UnC/Concórdia - SC).
Armadoras: Amanda Andrade (UnC/Concórdia - SC), Bruna Paula (São José - SP), Deonise Fachinello (Bucareste - Romênia) e Eduarda Amorim "Duda" (Györ Audi ETO - Hungria).
Centrais: Ana Paula Rodrigues (Bucareste - Romênia) e Francielle Gomes da Rocha "Fran" (Hypo Nö - Áustria).
Pivôs: Daniela Piedade "Dani" (Siófok KC - Hungria), Fabiana Diniz "Dara" (BBM Bietigheim - Alemanha) e Tamires Morena (Mosonmagyaróvári - Hungria).
Programação
Sexta-feira (27)
19h15 - Brasil x Eslovênia (canais SporTV)
21h - Sérvia x Argentina
Sábado (28)
13h50 - Brasil x Argentina (canais SporTV)
15h50 - Sérvia x Eslovênia
Domingo (29)
10h - Argentina x Eslovênia
12h - Brasil x Sérvia (canais SporTV)
Serviço
Local: Ginásio Nilson Nelson
Endereço: Setor SRPN - trecho 1 - Brasília (DF)
Data: 27 a 29 de novembro