Seleção masculina bate os EUA e encerra rodada invicta

Os saques de Eder foram decisivos para a virada do Brasil no quarto set / Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto / CBV

Rio de Janeiro - Foi um confronto válido pela Liga Mundial de vôlei, mas Brasil e Estados Unidos, neste sábado (18.06), teve clima olímpico. A Arena Carioca 1 será palco do basquete nos Jogos Rio 2016, mas o cenário do Parque Olímpico da Barra, a vibração do público de 9.573 espectadores e o horário da partida, que teve início às 23h10, criaram a atmosfera da partida, que se repetirá pelo Grupo A das Olimpíadas, entre duas equipes favoritas ao ouro.

“Acho que o time se saiu muito bem, manteve um nível alto de jogo e se ambientou ao clima de Olimpíada que foi formado”, avaliou o central Eder. “Hoje pode ter sido uma prévia da final olímpica. A gente sabe que os Estados Unidos são um time de muita qualidade, que vêm demonstrando isso ao longo dos anos. Foi muito bom ter conseguido essa vitória. É importante para a moral do grupo”, prosseguiu.
 
Se foi uma prévia do que teremos em agosto, o torcedor brasileiro pode ficar otimista. A seleção impôs um ritmo forte de jogo, superou situações adversas, lidou bem com a pressão e conquistou a vitória por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 25/15, 22/25 e 25/22, em 2h03min de partida. Wallace foi o maior pontuador do Brasil, com 18.
 
Para o levantador Bruninho, a equipe está em evolução para buscar manter a mesma intensidade mostrada nas duas primeiras parciais contra os Estados Unidos em todos os sets. “A gente conseguiu ver que o time está jogando bem. Jogar no nível dos dois primeiros sets o jogo todo não é fácil, mas a gente busca isso. Se jogarmos com essa intensidade, seremos um time difícil de ser batido”, projeta.
 
Mesmo a derrota na terceira parcial, quando a seleção chegou a ficar sete pontos em desvantagem e reagiu no final do set, foi valorizada por Bruninho. “A gente também precisa passar por dificuldades. Ganhar por 3 sets 0 e não sentir um momento de tensão, de repente, não ia ser tão importante quanto foi a partida de hoje. Depois dos dois primeiros sets que a gente dominou amplamente, a gente teve que suar muito”.
 
Campanha 100%
 
O Brasil sai com um saldo positivo nesta primeira rodada da Liga Mundial, disputada no Rio de Janeiro. Foram duas vitórias de 3 sets a 0, contra Irã e Argentina, e uma por 3 sets a 1, contra os Estados Unidos. Todas as equipes estão classificadas para os Jogos Rio 2016. “Acredito que Argentina e Irã são times que não brigam por medalha de ouro, mas vão incomodar, possivelmente vão tirar o jogo de algum time grande nas Olimpíadas e os Estados Unidos são candidatos ao título. Foram três bons testes para a gente. São times com volume de jogo, que defendem muito, você tem que ter paciência para rearmar o mesmo ponto várias vezes”, disse Bruninho.
 
O técnico Bernardinho também pôde fazer experiências e iniciou as partidas com três formações diferentes. Contra os Estados Unidos entraram o ponta Lipe e o central Eder. Posições que haviam sido testadas com Douglas e Murilo, além de Maurício Souza e Isac, respectivamente, nas partidas anteriores.
 
Na próxima semana, a seleção embarca para a Sérvia, onde enfrenta os donos da casa na quinta-feira (23.06), novamente o Irã, na sexta-feira (24.06), e a Bulgária, no sábado (25.06). Os jogos serão válidos pela segunda rodada da Liga Mundial. 

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook