Brasil já tem cinco vagas garantidas Juventude Lausanne 2020

Brasil já tem cinco vagas garantidas Juventude Lausanne 2020 / Foto: Divulgação

São Paulo - Faltando 100 dias para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020, o Brasil já tem cinco vagas confirmadas na competição, que será realizada de 09 a 22 de janeiro. Quatro delas são da equipe de curling misto. 
 
Mas o primeiro – e até agora único nome confirmado - é Noah Bethonico no snowboardcross. O jovem de 15 anos conquistou a vaga ainda em março, graças ao top 20 no Mundial Júnior em Reiteralm (AUT). Neste mês, Noah conquistou o título de campeão brasileiro e o quarto lugar em etapa da Copa Sul Americana da modalidade.
 
"Foi muito competitiva [a Copa Sul Americana]. Todos estavam andando muito bem, mas eu estava junto com os melhores de lá. [Foi bom] conseguir ver o quanto eu melhorei da temporada passada para esta. Ano passado competi com todas essas pessoas e eu os via como se estivessem em outro nível. Mas agora eu vejo que estou colado em todo mundo, andando igual a eles. Isso foi bem legal para mim", disse Bethonico.
 
Já a equipe mista de curling passará por um período de treinamentos em novembro com cinco nomes, para definir os quatro que irão para Lausanne 2020. As duas representantes no feminino já estão definidas: Gabriela Rogic Farias e Leticia Cid. No masculino, Vitor Melo, Nuno Rodrigues e Michael Conner Velve disputam as outras duas vagas na equipe.
 
A delegação brasileira pode chegar a 13 atletas, porque o Brasil ainda disputa vagas no esqui cross country, no biathlon, no bobsled e no skeleton até dezembro.
 
"Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude são uma oportunidade única de proporcionarmos aos atletas da nova geração do esporte brasileiro a primeira experiência olímpica de suas ainda curtas carreiras. Esse evento vai além da competição pura e simples. É uma oportunidade para os jovens atletas conhecerem de perto uma competição olímpica, e também terem um contato próximo com outras culturas. O mais importante neste momento é criarmos um ambiente positivo para que a vivência olímpica deles seja a melhor possível", disse Sebastian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento.
 
Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude - Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020 contarão com um número igual de atletas masculinos e femininos. Cerca de 1.880 atletas competirão em 08 esportes, sendo 16 disciplinas, e em 81 eventos de medalhas durante os 13 dias de competição. Além dos esportes olímpicos de inverno tradicionais, como esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, curling, patinação artística, esqui freestyle, hóquei no gelo, luge, combinado nórdico, patinação de velocidade em pista curta, skeleton, salto de esqui, snowboard e patinação de velocidade, Lausanne 2020 contará com outros específicos como monobob e esqui de montanhismo.
 
Lausanne 2020 será a terceira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. A primeira edição foi realizada em 2012, em Innsbruck, na Áustria. O evento reuniu cerca de mil atletas de mais de 60 países, disputando 15 modalidades esportivas. O Time Brasil foi representado por dois atletas de 15 anos: a paulista Eliza Nobre, 42ª no slalom gigante; e pelo cearense Tobias Macedo, 33ª posição no geral do slalom especial, e em 9º entre os atletas de sua idade, sendo o melhor sul-americano.
 
Lillehammer 2016 reuniu cerca de 1.100 atletas de 70 países disputaram 15 modalidades, algumas com formato inédito. O Time Brasil foi representado por dez atletas: Altair Firmino, no esqui cross country; Michel Macedo, no esqui alpino; Laura Nascimento e Robert Barbosa, no skeleton; Jéssica Victoria e Marley Linhares, no monobob; e uma equipe de curling formada por Elian Rocha, Giovanna Barros, Raissa Rodrigues e Victor Santos.
 
Destaque para o 15º lugar obtido por Michel Macedo no Super-G. Esta foi a melhor colocação do esqui alpino brasileiro em eventos olímpicos, de jovens ou adultos. No monobob, Marley Linhares e Jéssica Victória chegaram ao oitavo e nono lugares, respectivamente, mostrando talento na pilotagem a mais de 110km/h. Marley, inclusive, é uma das apostas do Time Brasil como piloto para Pequim 2022.
 
Além das disputas por medalha, os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude têm um extenso programa cultural e educativo, que introduziu de forma lúdica os jovens atletas de 15 a 18 anos ao Olimpismo e aos Valores Olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook