Poliana Okimoto está na torcida por água morna

Poliana Okimoto disputa a maratona aquática em água doce no Hyde Park/ Foto: Divulgação

Londres- Modalidade recentemente incorporada ao programa da natação dos Jogos Olímpicos, a maratona aquática tem como diferencial não ser disputada na piscina. Suas provas normalmente são realizadas em mar aberto, mas as de Londres 2012 irão ocorrer no lago Serpentine, no Hyde Park. É lá que Poliana Okimoto, representante do Brasil na modalidade, vai dar suas braçadas em busca da medalha olímpica. A prova tem 10km de percurso, e será disputada nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, às 8h (horário de Brasília).
 
Em Londres desde o dia 27 de julho, Poliana intensificou seus treinamentos durante as duas últimas semanas nas raias da piscina do Crystal Palace, o Centro de Treinamento do Time Brasil. Os treinos na cidade-sede dos Jogos serviram, principalmente, para a nadadora se acostumar com o fuso horário, com o ambiente local e ter uma ideia de qual vai ser a temperatura da água no momento da prova.  
 
“A rotina de treinos foi um pouco diferente em Londres por conta do horário da prova, que será ao meio-dia, mas os treinos continuaram a ser duplos. Também procurei descansar o máximo que pude para entrar no fuso mais rapidamente”, conta a atleta, que acompanha quase diariamente as condições da água do lago. “A temperatura baixa me preocupa um pouco. Espero que esteja em torno de uns 20 graus”, torce a nadadora.
 
Apesar da temperatura da água, Ricardo Cintra, técnico e marido da nadadora, acredita que a água doce pode ser um aliado de Poliana, que começou a carreira nas piscinas. “Se a Poliana estivesse disputando a prova no mar, com muita marola, ela iria sentir demais por conta das braçadas dela, que são de piscina. Isso é uma coisa que não vamos encontrar por aqui, o que é muito bom”, explica o técnico.
 
Aos 29 anos, Poliana Okimoto disputa os Jogos Olímpicos pela segunda vez.  Em Pequim 2008 – Jogos em que a modalidade fez sua estreia –, a brasileira chegou na 7ª colocação. A medalha de ouro ficou com a russa Larisa Ilchenko, seguida das britânicas Keri-Anne Payne e Cassandra Patten.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook