Santos recebe 12 atletas com presença certa em Londres 2012

O nadador Allan do Carmo é um dos representantes brasileiros da prova / Foto: Esporte AlternativoSantos - A 6ª Maratona Aquática Internacional de Santos - Unisanta / Troféu Renata Agondi, abre em 29 de janeiro, a Copa do Mundo da modalidade, competição da FINA disputada somente no percurso olímpico de 10 quilômetros.

E a prova de Santos será muito forte, com a participação de sete homens e cinco mulheres que carimbaram o passaporte olímpico no último Mundial de Xangai.

Ao todo, o circuito internacional terá oito etapas - vide programação no final - com término em outubro. A prova de Santos será a única seletiva nacional para a última chance de carimbar o passaporte olímpico, a Travessia de Setúbal, em Portugal, no mês de junho, que este ano não fará parte do circuito internacional, sendo unicamente a seletiva olímpica para Londres/2012.

Com 90 atletas inscritos (31 mulheres e 59 homens) de 21 países - Brasil, Alemanha, Argentina, Canadá, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Itália, México, Portugal, República Tcheca, Rússia, Ucrânia, África do Sul, Equador, Ghana, Israel e Casaquistão - o Brasil selecionará na prova masculina, o brasileiro mais bem colocado entre os 16 inscritos (vide lista no final) para a maratona aquática portuguesa. Se a Federação Internacional de Natação permitir a inscrição de dois nadadores por nação - o que ainda não foi confirmado - o Brasil também enviará o segundo brasileiro melhor colocado em Santos. Duas brasileiras também competirão em Santos: Ana Marcela Cunha, campeã mundial dos 25km, e Ingrid França.

Só a Rússia veio ao Brasil com 11 nadadores, dois dos quais com vaga nos Jogos de Londres: Vladimir Dyatchin, vencedor da Travessia de Santos em 2007, e Sergey Bolshakov. Além de outros dois compatriotas medalhistas em campeonatos mundiais: Evgeny Drattsev e Daniil Serebrennikov.

Além de Dyatchin e Slshakov, os outros atletas já garantidos nas Olimpíadas e que estarão na Maratona Aquático Internacional de Santos - Unisanta / Troféu Renata Agondi são: no masculino, Julien Sauvage, da França; o grego Spyridon Gianniotis, campeão mundial dos 10km em Xangai; Alex Meyer, dos EUA; Francisco Jose Hervas, da Espanha; Andreas Waschburger, da Alemanha. E no feminino, Angela Maurer, da Alemanha; a argentina Cecilia Biagioli, campeã do Pan-Americano de Guadalajara; Erica Villaecija, da Espanha; Martina Grimaldi, da Itália; e Jana Pechanova, da República Tcheca.

No feminino, o Brasil já conseguiu sua vaga olímpica, quando Poliana Okimoto chegou na sexta colocação no Mundial de Esportes de Aquáticos de Xangai, em julho de 2011. As 10 primeiras garantiam a vaga olímpica. Como o Brasil não conseguiu o mesmo no masculino, ainda está na buscar por ter seu representante em Londres. Por já ter carimbado seu passaporte olímpico, Poliana não competirá no Brasil no próximo dia 29, quando ainda estará no México num treinamento em altitude.

Brasileiros que competirão em Santos e disputarão a vaga para a seletiva olímpica:

Allan do Carmo / Diogo Villarinho / Fernando Ponte / Fernando Prochnow / Frederico Teixeira / Kaue Monteiro / Linecker Denardi / Lucas Kanieski / Lucas Oliveira / Luiz Gustavo Barros / Marcos Ferrari / Matheus Evangelista / Rodrigo Correa Filho / Samuel de Bona / Victor Colonese / Victor Simões.

Etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2012

Santos - Brasil - 29 de janeiro
Viedma - Argentina - 4 de fevereiro
Eilat - Israel - 1º de abril
Cancún - México - 21 de abril
Lac St. Jean - Canadá - 26 de julho
Long Megantic - Canadá - 11 de agosto
Hong Kong - 7 de outubro
Shantou - China - 14 de outubro

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook