Allan, Colonese, Marcela e Betina ganham vagas para Sul-Americano

Allan, Ana Marcela, Betina e Vitor / Foto: Satiro Sodré/AGIFAraruama - Os quatro primeiro colocados na prova de 10 quilômetros da Travessia de Araruama, realizada sexta-feira, dia 18 de Novembro, estão classificados para o Campeonato Sul-Americano Absoluto que acontece em março do ano que vem, em Belém. Allan do Carmo, Vitor Colenese, Ana Marcela Cunha e Betina Lorscheiter serão os representantes da competição.

Allan do Carmo, da Aceb/BA, foi o vencedor da prova masculina de 10km. Ele chegou em 1h55m56 na frente de Victor Colonese (1h56m34), da Unisanta/SP, e Fernando Pontes (1h57m58), do Grêmio Náutico União/RS.

"Foi uma prova difícil, cansou um pouco, mas deu tudo certo e consegui meu objetivo para hoje que era conseguir a vaga para o Sul-Americano. O ano de 2011 foi de altos e baixos para mim. Fui bem na prova de 25 quilômetros no Mundial de Xangai, onde fiquei em sexto lugar, mas não nadei bem a prova de 10 quilômetros lá e também não fui bem no Pan. O ano que vem é muito importante e estou trabalhando para corrigir o que deu errado", explicou Allan.

Ana Marcela, da Unisanta/SP, disse que o ano está começando pra ela, pois já tirou suas férias. Ela torce para que surja uma vaga para nadar em Londres (ela é a primeira reserva na disputa olímpica), mas não vai esperar parada. Vai tentar chegar no tempo do índice olímpico da prova dos 800m livre (8m32s82).

"É difícil, mas não é uma coisa inalcançável. Meu foco continua sendo maratonas. Estou me preparando para etapas da Copa do Mundo e também para a Olimpíada, caso apareça uma vaga, mas já conversei com meu técnico (Márcio Latuf) e vou tentar", disse.

Samuel de Bona, que tirou férias após os Jogos Pan-Americanos, preferiu se poupara para a prova de cinco quilômetros e saiu na passagem da segunda para a terceira das cinco voltas.

"Já tinha acertado com o meu técnico que se eu perdesse o primeiro pelotão sairia da prova para me poupar para os cinco quilômetros. Quando vi que tinha ficado para trás do bolo principal, preferi economizar energia. Depois do Pan era a única chance de ter algum descanso e estou sem ritmo", disse Samuel.

Em 2010, Ana Marcela Cunha e Matheus Evangelista foram os vencedores da prova de 10 km em Araruama. No feminino, Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União/RS, e Djenyfer Arnold, da Unisul, ficaram no pódio de prata e bronze. Entre os homens, Linecker Denardi, do Sesi/SP, e Luiz Figueiredo, do Grêmio Náutico União/RS, ficaram com o segundo e o terceiro lugar.

Domingo, 20/11, os atletas voltam à Lagoa de Araruama para o encerramento do Campeonato Brasileiro, na prova de cinco quilômetros. Mais quatro vagas para o Campeonato Sul-Americano de Belém estão em jogo. O domingo também define os campeões brasileiros de maratonas aquáticas, pois a competição é a última das oito etapas do campeonato.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook