São Paulo faz 287 corridas com mais de 416 mil participantes em 2010

Largada São Silvestre 2010  / Foto: Sérgio Shibuya/ZDLSão Paulo - O pedestrianismo é um dos mais tradicionais segmentos do Atletismo. As provas rústicas, como são chamadas, estão entre as que deram origem ao Atletismo moderno. Em Olimpíadas, é uma corrida de rua que normalmente fecha o programa de competições: a maratona, que nos próximos Jogos de Londres, em 2012, terá largada e chegada em frente ao Palácio de Buckingham, residência da família real britânica.

 

O Brasil é um dos países que mais realiza corridas de rua. A Confederação Brasileira de Atletismo dá seu Permit a cerca de 40 provas de âmbito nacional anualmente. As Federações estaduais, por sua vez, oficializam centenas de provas e a Federação Paulista de Atletismo é a que acompanha maior número de eventos.

Em 2010, foram 287 provas acompanhadas pela Federação, com a participação de mais de 416 mil atletas, média próxima de 1.450 corredores por evento. "Foi um aumento superior a 19 % em relação a 2009, quando houve 240 provas", diz o presidente da entidade, José Antonio Martins Fernandes.

A estatística começou em 2011, quando 11 eventos foram homologados pela FPA. Das 287 provas realizadas no Estado, a Federação constatou que 77 % foram plenamente regulares, enquanto que 23 % apresentaram algum tipo de irregularidade. Quanto à participação dos atletas, dos 416 mil inscritos, cerca de 300 mil foram homens.

As provas de rua são regidas pela "Regra 242" da IAAF e estão disponíveis no site "CORRIDAS DE RUA" da CBAt (acesso pelo link: http://www.cbat.org.br/corrida/default.asp). Entre as exigências, a Regra estabelece que são necessários postos de fornecimento de água, uniformização dos árbitros e garantia de segurança aos atletas.

A Caixa Econômica Federal, patrocinadora da CBAt, realiza anualmente um Circuito com 10 provas, todas na distância oficial de 10 km, que integram o Ranking CAIXA CBAt de Corredores. Em 2010, o Ranking foi resultado da pontuação obtida pelos atletas em 23 provas no total, em que entram as principais provas do País, como a São Silvestre, a Maratona de São Paulo e a Meia do Rio. Os 10 primeiros do Ranking no masculino e no feminino integram o "Programa Caixa de Apoio a Corredores de Elite", da CBAt.

Em 2010 os campeões do Ranking foram o representante do Cruzeiro, de Belo Horizonte: o mineiro Valdir Sergio de Oliveira, no masculino, e a baiana Edielza Alves dos Santos Guimarães, da Pindamonhangaba (SP), no feminino. Na prova mais importante do calendário nacional, a São Silvestre, o brasiliense Marilson Gomes dos Santos, da BM&FBovespa, de São Caetano do Sul, conquistou o tricampeonato.

No plano internacional, a CBAt já organizou três Mundiais foram de estádio: Mundial Feminino de 15 km no Rio de Janeiro em 1987, Mundial de Maratona em Revezamento em Manaus em 1998 e Mundial de Meia Maratona no Rio de Janeiro em 2008. O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo é o presidente da Comissão de Corridas de Rua da IAAF. 
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook